UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Pós-Graduação em Nutrição Humana segue duas linhagens

Publicado em: 19/08/2010 às 16:40

Depois de formados, os alunos podem optar pela atuação na área clínica aplicada a consultórios e de alimentação escolar

Nas salas de aula, profissionais buscam a educação continuada para ampliar conhecimentos
Aulas da pós-graduação acontecem a cada quinze dias

As aulas da pós-graduação em Nutrição humana com enfoque em nutrição clínica e alimentação escolar, oferecida na Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Francisco Beltrão, começaram no primeiro semestre deste ano, apresentando como diferencial duas áreas de concentração: Clínica aplicada a consultórios e Alimentação escolar. A turma de quase quarenta alunos segue animada.

A Nutrição é uma das áreas da saúde que está em expansão, devido à busca pela qualidade de vida da população, uma vez que a alimentação adequada pode contribuir para a melhoria e manutenção das condições de saúde. Segundo a coordenadora do curso, professora mestre Emanuelle Panato, por outro lado, os hábitos alimentares inadequados têm contribuído para o surgimento de diversos tipos de doenças crônico-degenerativas que podem interferir na saúde do indivíduo e da população em geral.

O curso foi implantado tendo vários objetivos: formar, em nível Lato Sensu, profissionais capacitados para desenvolver ações diferenciadas no campo da nutrição humana, para prestar atendimento à população sadia e enferma, desenvolver habilidades em relação ao atendimento nutricional para indivíduos e coletividades e capacitar os nutricionistas para uma atuação ampliada na gestão da alimentação escolar, agregando competências na área da educação nutricional para infância e adolescência, além do planejamento em design de cantinas escolares para a execução contextualizada do PNAE (Programa Nacional de Alimentação do Escolar).

A pós-graduação em Nutrição está voltada aos profissionais nutricionistas. As aulas terão duração de 18 meses, em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 11h50, e das 13h às 17h20.

Na grade curricular estão as disciplinas de Recomendações nutricionais e guias alimentares; Biodisponibilidade de nutrientes; Avaliação e diagnóstico nutricional; Gestão da qualidade e segurança dos alimentos; Administração e marketing em nutrição; Bioestatística aplicada à saúde; Metodologia da pesquisa científica; Psicologia aplicada à nutrição; Princípios da dietética e culinária; Nutrição clínica da criança e do adolescente; Interação fármaco-nutrientes imunomodulares; Planejamento e acompanhamento do plano alimentar; Nutrição e esportes; Nutrição da gestante e lactante; e Nutrição clínica do adulto e do idoso.

Ao longo do ano também serão abordados os módulos Doenças do trato digestório e órgãos anexos; Doenças do sistema endócrino, cardiovascular e renal; Terapia nutricional na oncologia e na síndrome de imunodeficiência adquirida; Personal diet e terapia nutricional domiciliar; Políticas públicas de saúde e Programa Nacional de Alimentação Escolar; Planejamento e avaliação de cardápios segundo o PNAE; Alternativas gerenciais em alimentação escolar; Processo licitatório da merenda escolar; Educação nutricional; e Pedagogia aplicada à Nutrição.

Redes sociais>