UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Pedagogia: Capacitação para estagiários aborda o papel da escola e do professor

Publicado em: 03/08/2017 às 17:00

Palestra focou a temática ‘Os aspectos psicológicos e pedagógicos das ações educativas’

Em palestra, psicóloga Naíra González e professora Inês Altenhofen
Em palestra, psicóloga Naíra González e professora Inês Altenhofen
Em palestra, professor José Ricardo Skolmovski
Capacitação comtempla estagiários da rede municipal de ensino

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, em parceria com a Secretária de Educação de Guaíra, promoveu o segundo encontro da capacitação continuada para estagiários da rede municipal de ensino, entre eles acadêmicos da Unipar (em 24/7). O primeiro foi realizado no mês de junho. A proposta, que é inovadora, tem por objetivo dar suporte aos estagiários que têm sido inseridos nas escolas, propiciando mais qualidade no ensino das crianças.

A capacitação foi ministrada pelos professores José Ricardo Skolmovski (coordenador) e Inês Altenhofen e a psicóloga Naíra González, que abordaram o tema: ‘Os aspectos psicológicos e pedagógicos das ações educativas’.

“Fizemos algumas reflexões sobre o papel da escola e do professor, do currículo, sobre que sujeito eu tenho em sala de aula e que sujeito desejo formar. Falamos também sobre as fases de desenvolvimento humano e da aprendizagem dos alunos, dando exemplos de atividades intencionalmente planejadas para cada faixa etária”, explica o coordenador, ressaltando a importância da capacitação.

“Cada vez mais cedo temos inserido nossos acadêmicos nos estágios. Contudo, para que estes possam ir aos estágios com bagagem suficiente para experienciar seus papeis enquanto educadores, é preciso, antes de tudo, garantirmos uma formação mínima”.

A secretária de Educação de Guaíra, Franciele de Lima Jesus, complementou: “Nosso intuito é promover uma orientação mais específica para o trabalho educativo que ocorre dentro das escolas. Atualmente, os estagiários da área de educação correspondem a um número significativo no quadro de pessoal da pasta. E para que todos possam falar uma mesma língua, é preciso que andemos alinhados, caminhando juntos, com a mesma visão educativa que a secretaria possui”.

Os encontros acontecem uma vez por mês e contam com certificação de horas extracurriculares por meio de projeto de extensão do curso de Pedagogia da Unipar.

Redes sociais>