Você está aqui: Notícias > Unipar abre vagas para alunos do ensino médio participar de pesquisa
Unipar abre vagas para alunos do ensino médio participar de pesquisa
Publicado em: 03/08/2017 às 16:20
Estudantes interagem com o universo acadêmico, auxiliam no desenvolvimento de pesquisas e ainda recebem incentivo financeiro
Participação em pesquisa é um dos principais diferenciais no currículo do estudante durante seu período de graduação. Com a finalidade de proporcionar a todos a chance de ingressar a este mundo e fazer novas descobertas, a Universidade Paranaense conta com diversos programas de iniciação científica.
A valorização deste recurso é tanta que, nos últimos anos, órgãos governamentais têm dado essa chance também para alunos do ensino médio, futuros universitários. Quem deseja participar desta experiência, entrando para os caminhos da pesquisa científica, pode contar com o PEBIC-EM (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica-Júnior) do CNPq.
Neste ano, pela Universidade Paranaense, em Umuarama, foram selecionados oito alunos, dos colégios estaduais Pedro II, Monteiro Lobato e Professor Paulo Tomazinho e IFPR (Instituto Federal do Paraná). Cada estudante receberá uma bolsa no valor de R$ 100,00, durante 12 meses, com vigência a partir deste mês.
O programa na Unipar é coordenado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação) e assessorado pelo CALIC-JR (Comitê Assessor Legal de Iniciação Científica Júnior), órgão que selecionou os candidatos, formado por pesquisadores da Unipar e representantes das escolas de ensino médio que participam do Programa.
“O programa tem como objetivo despertar potenciais talentos para a ciência e estimular a iniciação científica de alunos que cursam o ensino médio, mediante participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas por professores pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa”, explica a diretora da DEGPP, professora Evellyn Wietzikoski.
Segundo ela, os estudantes que participam têm a oportunidade única e singular de extrapolar os conhecimentos, auxiliando e interagindo nos trabalhos em pesquisa acadêmica. “A atividade gera publicações em periódicos científicos e essa é uma outra grande vantagem que vai fazer a diferença no currículo acadêmico e profissional do aluno, mais tarde”, aponta a diretora, avisando que as atividades já começaram.