Você está aqui: Notícias > Curso de Estética e Cosmética realiza ação do projeto ‘Orientação Profissional’
Curso de Estética e Cosmética realiza ação do projeto ‘Orientação Profissional’
Publicado em: 18/07/2017 às 15:40
O projeto contempla centenas de alunos do ensino médio com visitas aos laboratórios da Unipar e também é levado às escolas para palestra
A adolescência é um período de transição no desenvolvimento humano e a escolha da profissão faz parte dessa etapa. Essa escolha, porém, é motivo de muitos conflitos para o adolescente, que sofre com a pressão da família, dos amigos, da mídia e com suas próprias dúvidas.
Com a globalização e a modernização de alguns processos, a diversidade de profissões e áreas de atuação cresce a cada dia, aumentando também os dilemas dos adolescentes sobre o que escolher. Muitos jovens, nesse período, recebem uma verdadeira sobrecarga de informações e acabam optando por uma profissão com base muito mais nas referências externas, do que nos próprios anseios.
Para auxiliar na escolha dessas decisões o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense -Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, oferece o projeto de extensão ‘Orientação Profissional’, que apresenta como principal objetivo transmitir informações e orientações sobre a área de estética, bem como sobre o curso de graduação de Tecnologia em Estética e Cosmética.
O projeto recebe durante o ano centenas de alunos nos laboratórios da Universidade Paranaense, que prepara para a recepção algumas atividades teóricas e práticas para serem realizadas no período de visita.
Durante as atividades, a professora Daiane Carneiro de Souza, coordenadora do projeto, e as alunas realizam uma abordagem sobre o que é o curso de Estética, quais são as áreas de atuação do tecnólogo em estética, as vantagens de ingressar na área da beleza e sobre todo processo de formação do indivíduo tecnólogo.
Com este objetivo, o curso também ministra palestras em colégios e instituições, com agendamento prévio, sobre cuidados com a pele, uso do protetor solar, orientação para adolescentes quanto a acne, cuidados e tratamentos, entre outros.
Para a coordenadora do curso, professora Juliana Pelissari, este é um projeto importante para a sociedade, pois leva conhecimentos aos colégios, instituições e pessoas interessadas, além de abrir as portas da Universidade Paranaense e dos ambientes específicos do curso de Estética para a comunidade, contribuindo assim para o entendimento do curso, do mercado de trabalho e do perfil do profissional de estética.
“É importante ressaltar que o perigo provável de não descobrir suas habilidades, competências e expectativas antecipadamente é o abandono dos cursos superiores, gerando desperdício de tempo e de dinheiro. Por isso, escolher com calma e paciência é melhor do que o impulso de ingressar num curso superior que não satisfaz suas necessidades”, adverte.
Segundo ela, o projeto vem auxiliando muitos adolescentes na decisão de sua carreira profissional. Para participar do projeto é só entrar em contato com o Prove (Programa de Valorização da Educação) e agendar a visita ou solicitar agendamento de palestra.