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NOTÍCIA

Recesso: Professores participam de eventos de capacitação

Publicado em: 05/07/2017 às 16:00

Palestra que versou sobre ‘Formação do currículo por competências e habilidades’ abriu o ciclo

Palestra do professor Arpini abriu a série de ações de capacitação
Professor Arpini, da UEM, em palestra sobre competências e habilidades necessárias para o profissional contemporâneo
Professor Arpini, da UEM, em palestra sobre competências e habilidades necessárias para o profissional contemporâneo
Reitor Carlos Eduardo Garcia ao abrir o evento
Professor Arpini e a diretora Irineia Baretta
Reitor Carlos Eduardo Garcia e a professora Ana Paula Cruz
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Professores de todos os cursos participaram da palestras
Evento marcou o lançamento do ‘Guia de Elaboração de Itens na Produção das Práticas Avaliativas’
Evento marcou o lançamento do ‘Guia de Elaboração de Itens na Produção das Práticas Avaliativas’

Como acontece todos os anos, os dias do recesso de julho são bem aproveitados pelos professores da Universidade Paranaense. É o tempo em que aproveitam para participar de eventos de atualização de conhecimentos e capacitação.

Promovidos pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), os eventos deste ano incluem palestra e oficinas, que beneficiam as equipes de todas as Unidades Universitárias da Unipar.

Uma palestra realizada no Teatro Unipar, e transmitida ao vivo pela internet para as Unidades, abriu a programação. Na sexta, 30, o médico Edson Arpini Miguel, professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, abordou o tema ‘Formação do currículo por competências e habilidades’.

Arpini, que é doutorando em Clínica Médica, Ensino e Saúde pela Unicamp, chamou a atenção para os paradigmas da vida acadêmica contemporânea: a valorização do interprofissionalismo, a necessidade do estímulo à autonomia discente e a “horizontalização” do processo de ensino e aprendizagem.

Vários diretores da Unipar prestigiaram. O Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento, elogiando a iniciativa do Pró-Magíster e o interesse dos professores em interagir com as propostas de capacitação. “É um orgulho para nós termos um corpo docente sempre receptivo, com atitudes proativas”, sentenciou.

O Reitor também enalteceu o comprometimento de todos: “Só tenho a agradecer por isso, afinal, estamos num momento importante, colocando em prática as transformações que vão fazer da Unipar uma universidade mais forte, mais conceituada e mais sintonizada com a revolução tecnológica, por isso, esse engajamento é imprescindível”.

Ao final da palestra houve o lançamento do ‘Guia de Elaboração de Itens na Produção das Práticas Avaliativas’. A coordenadora do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, em seu pronunciamento, destacou os objetivos da obra: “Entendendo que a avaliação, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, reveste-se de complexidade e norte decisório. Então, com este Guia pretendemos orientar os professores nas ações que envolvem a elaboração de seus instrumentos de avaliação”.

Disse ainda que “o Guia traz orientações no sentido de apresentar as etapas e os procedimentos para a elaboração de questões que promovam condições para o aluno demonstrar competências e habilidades adquiridas no processo de sua formação acadêmica”.

Durante esta semana, os professores estão participando de três oficinas, com horários alternativos. Os temas são ‘Metodologias Ativas de Ensino’, com o professor Paulo Tomazinho; ‘Ferramentas Google for Education’ com conferencistas Google. Este mesmo tema reúne, também, funcionários da Unipar.

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