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Recesso: Professores participam de eventos de capacitação
Publicado em: 05/07/2017 às 16:00
Palestra que versou sobre ‘Formação do currículo por competências e habilidades’ abriu o ciclo
Como acontece todos os anos, os dias do recesso de julho são bem aproveitados pelos professores da Universidade Paranaense. É o tempo em que aproveitam para participar de eventos de atualização de conhecimentos e capacitação.
Promovidos pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior), os eventos deste ano incluem palestra e oficinas, que beneficiam as equipes de todas as Unidades Universitárias da Unipar.
Uma palestra realizada no Teatro Unipar, e transmitida ao vivo pela internet para as Unidades, abriu a programação. Na sexta, 30, o médico Edson Arpini Miguel, professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, abordou o tema ‘Formação do currículo por competências e habilidades’.
Arpini, que é doutorando em Clínica Médica, Ensino e Saúde pela Unicamp, chamou a atenção para os paradigmas da vida acadêmica contemporânea: a valorização do interprofissionalismo, a necessidade do estímulo à autonomia discente e a “horizontalização” do processo de ensino e aprendizagem.
Vários diretores da Unipar prestigiaram. O Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento, elogiando a iniciativa do Pró-Magíster e o interesse dos professores em interagir com as propostas de capacitação. “É um orgulho para nós termos um corpo docente sempre receptivo, com atitudes proativas”, sentenciou.
O Reitor também enalteceu o comprometimento de todos: “Só tenho a agradecer por isso, afinal, estamos num momento importante, colocando em prática as transformações que vão fazer da Unipar uma universidade mais forte, mais conceituada e mais sintonizada com a revolução tecnológica, por isso, esse engajamento é imprescindível”.
Ao final da palestra houve o lançamento do ‘Guia de Elaboração de Itens na Produção das Práticas Avaliativas’. A coordenadora do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, em seu pronunciamento, destacou os objetivos da obra: “Entendendo que a avaliação, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, reveste-se de complexidade e norte decisório. Então, com este Guia pretendemos orientar os professores nas ações que envolvem a elaboração de seus instrumentos de avaliação”.
Disse ainda que “o Guia traz orientações no sentido de apresentar as etapas e os procedimentos para a elaboração de questões que promovam condições para o aluno demonstrar competências e habilidades adquiridas no processo de sua formação acadêmica”.
Durante esta semana, os professores estão participando de três oficinas, com horários alternativos. Os temas são ‘Metodologias Ativas de Ensino’, com o professor Paulo Tomazinho; ‘Ferramentas Google for Education’ com conferencistas Google. Este mesmo tema reúne, também, funcionários da Unipar.