Você está aqui: Notícias > Prática: Estudantes de Estética e Cosmética desenvolvem produtos de beleza
Prática: Estudantes de Estética e Cosmética desenvolvem produtos de beleza
Publicado em: 27/06/2017 às 17:50
Trabalho exigiu entendimento das formulações e aplicações dos elementos naturais; depois de prontos, cosméticos foram apresentados aos colegas de curso
Promover atividade dinâmica com interação entre diferentes disciplinas, aliando teoria à prática. Foi com este objetivo que o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, propôs às acadêmicas a tarefa de desenvolver cosméticos de beleza à base de produtos naturais.
O trabalho envolveu as turmas do 2º e 3º anos, nas disciplinas de Princípios Químicos da Cosmetologia, Cosmética Aplicada, Estética Facial, Estética Corporal, Tricologia e Estética Capilar. “O desafio era que elas utilizassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula para criar cosméticos para a face, o corpo e o cabelo com matéria prima derivada de produtos naturais”, explica a coordenadora do curso, professora Simone Costa.
A atividade consistiu não só na elaboração dos produtos, mas, também, na apresentação aos colegas de curso, justificando o motivo da escolha dos componentes, suas propriedades químicas e como chegaram ao produto final.
“Como critério de avaliação, levamos em conta a coerência da formulação, aparência do produto, embalagem, protocolo de aplicação que deveria vir junto com o produto e convencimento de que o produto atendia sua finalidade”, esclarece a coordenadora, ressaltando que os produtos foram testados várias vezes durante seu desenvolvimento e alguns componentes tiveram de ser substituídos para chegar à composição final.
Segundo ela, foi um trabalho prático que contribuiu em muito na busca de conhecimento e entendimento das formulações e aplicações de cada produto utilizado. “E o resultado foi melhor do que o esperado. As alunas surpreenderam, colocando toda a criatividade e conhecimento à prova, tanto na elaboração dos cosméticos, quanto nas apresentações”, comemora.