UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Professora de Psicologia apresenta estudo na Europa

Publicado em: 19/08/2010 às 10:45

Trabalho apresentado na Espanha, pela psicóloga Marivania Cristina Bocca, versa sobre a consciência do EU. O estudo é também de autoria da professora Sylvia Mara de Freitas, do Campus Umuarama

Professora Marivania representa a UNIPAR em congresso internacional

Na capital das Austurias, Oviedo/Espanha, a professora mestre do curso de Psicologia da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Cascavel, Marivania Cristina Bocca, participou do 7º Congresso Ibero-Americano de Psicologia. No evento, a docente apresentou o trabalho ‘O EU está no mundo! A psicoterapia existencialista como uma das vias para a consciência do EU’, escrito em parceria com a professora mestre do Campus Umuarama, Sylvia Mara Pires de Freitas (de 20 a 24/7).

O importante estudo tem como base a reflexão e a atuação das autoras como orientadoras de Psicologia Clínica nos Centros de Psicologia Aplicada da UNIPAR dos Campi Cascavel e Umuarama.

As docentes apresentam uma maneira de se compreender o Eu, diferente do Eu psicológico ou psicofísico, geralmente difundido pela Psicologia Clássica: “A intenção é a de focar um Eu que, partindo da fenomenologia das essências de Husserl (1988), é um Eu transcendental, mas que, posteriormente, encontra seu radical em Sartre (1994), através de sua fenomenologia da existência, no ato reflexivo, portanto, um Eu transcendente, visado pela consciência intencional, logo, um Ego que está no mundo e não na consciência”.

O evento foi promovido pelo COP (Conselho Federal de Colégios Oficiais de Psicólogos da Espanha), em parceria com a FIAP (Federação Ibero-Americana de Associações de Psicologia). Para a participação a professora Marivania recebeu apoio financeiro da Fundação Araucária, que possui convênio com a UNIPAR.

“Poder participar de um evento como esse, que foi prestigiado por psicólogos, profissionais da área da saúde, universitários e outros de áreas afins, de diversos países, contribui muito para minha carreira como docente. Além do contato com as várias formas de pensar e fazer Psicologia, foi possível divulgar como a psicologia tem se articulado na parte teórica e prática, nos Campi de Cascavel e de Umuarama”, salientou.

Redes sociais>