Você está aqui: Notícias > Curso de Direito promove Fórum Pedagógico e de Egressos
Curso de Direito promove Fórum Pedagógico e de Egressos
Publicado em: 22/06/2017 às 15:40
Eventos trazem novos olhares sobre a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e Reformas Trabalhistas
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou neste fim de semestre o Fórum Pedagógico e o Fórum de Egressos, abordando temas essenciais à formação em Direito. Uma das discussões foi a ‘Defesa das prerrogativas profissionais dos advogados’, encampada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em prol da sociedade.
O assunto foi abordado pelo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB, Marroquis Freire, o secretário Jefferson Menezes e o membro Jairo Ferreira Filho. Segundo argumentam, o tema se faz relevante tendo em vista que o público jovem sofre maior violação.
A palestra disponibilizou sobre o que são as prerrogativas sociais, quais os canais de acesso que ajudam a solucionar problemas, e o papel da OAB na fiscalização de ofícios, assessoramento de advogados e combate a violações. O presidente da OAB Cascavel, Charles Duvoisin, prestigiou.
“O país vivência um momento que fere a Constituição, que é o meio indispensável para a justiça, cerceando o Direito. Nosso intuito é possibilitar o acesso social à justiça pelo advogado”, salientam os advogados membros da comissão de prerrogativas profissionais da OAB/subseção Cascavel.
Diante da proposta de troca de conhecimentos, temática atual também contemplou o Fórum de Egressos. O assunto ‘Reformas trabalhistas e atualidades no Direito do Trabalho’ foi trazido pela juíza do Trabalho, Thamara Talini Zanchet, ex-aluna da Unipar.
A magistrada apontou dois pontos principais a respeito da importância das negociações coletivas, que se dão por meio dos acordos – firmado entre empregador e sindicato dos empregados – ou das convenções coletivas – negociações entre sindicato patronal e o sindicato dos empregados. O contexto trouxe à tona a parte prática em relação ao ônus da prova na Justiça do Trabalho.