UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Semana Acadêmica integra cursos de Arquitetura e Engenharia Civil

Publicado em: 20/06/2017 às 16:00

Tendências e soluções que aquecem o mercado foram referenciadas em palestras, oficinas e visitas técnicas

O jornalista Welton Santos ministra palestra sobre Oratória
Professores fazem apresentação teatral
Professores fazem apresentação teatral
Professores fazem apresentação teatral
De Curitiba, Unipar recebe o presidente do CAU/PR, Jefferson Navolar
Representante do CREA, Geraldo Canci ministra palestra
Em palestra, o engenheiro civil Izan Lacerda
O consultor de Tecnologia Paulo Frederico Bueno fala sobre reservatórios de água
O arquiteto Caio Dias ministra palestra sobre espaços urbanos

O mês de maio foi de muita troca de experiências e atualizações para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Interagindo, os acadêmicos participaram da programação da Semana Acadêmica, intitulada ‘Convergências e Divergências’. Além de palestras e oficinas, evento contou com visitas técnicas a edifícios em construção, loteamento, hotel, casa noturna e Teatro Municipal.

‘Oratória para líderes’ foi o tema da palestra de abertura do evento, proferida pelo instrutor da área de comunicação e gestão do Senac Cascavel, Welton Fernando Santos. O profissional atentou para o comportamento frente à plateia, gestos, respiração, postura, conexão visual e linguagem verbal.

Segundo descreve, a ideia foi pensar e direcionar o comportamento frente ao desafio do Trabalho de Conclusão de Curso e outras situações pertinentes, como entrevista de emprego ou entrevista para a mídia. “É preciso saber transmitir o que realmente deseja e não o que a plateia subentende, avaliando pontos importantes para persuasão e segurança”, disse.

Outro tema priorizado foi a Cobertura do Estádio Nacional de Brasília - Mané Garrincha, apresentado pelo engenheiro civil Izan Lacerda. A obra seguiu a metodologia Big Lift, utilizada pela primeira vez por empresa brasileira, atingindo a finalidade de levantar uma estrutura pesada de retângulo em figura circular.

 

O consultor de Tecnologia, Paulo Frederico Bueno, também foi convidado. O palestrante propôs alternativas para a evolução dos reservatórios em grandes cidades e cidades em desenvolvimento, que, por não terem para onde crescer, exigem novas tecnologias. “A intenção é substituir em tempo rápido o reservatório de concreto por aço vitrificado parafusado, permitindo transformar antigos reservatórios de água em centros de reservação, para controle de mananciais e utilização dos reservatórios como estação de tratamento de esgoto”, explanou.

Uma tendência foi abordada pela arquiteta e urbanista Gislayne Salmazo Cruz. Atuando na área, explicou sobre a indústria de revestimento cimentício e a utilização da placa 3D. “Nosso estímulo é poder criar, produzir fôrmas e revestimentos e atender esse mercado com o diferencial da produção artesanal. Todo revestimento pode atender qualquer tipo de acabamento”, afirmou.

Ainda foram destaques as palestras ‘Espaços urbanos e a integração com o homem’, com Caio Dias, ‘Tendências de design de interiores e iluminação comercial’, com Lori Crizel, ‘Psicologia ambiental’, com Eveline Fávero, ‘O vidro na Arquitetura’ – palestra oferecida pelo 28º concurso Ópera Prima – com Maicol Miyagi, ‘Atribuições profissionais’, com Geraldo Canci, do CREA, e ‘Arquitetura um retrospecto histórico’, com o presidente do CAU/PR, Jefferson Navolar.

Redes sociais>