UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Enfermagem: Fórum é marcado pela cerimônia da Passagem Lâmpada

Publicado em: 19/06/2017 às 16:00

Além de professores e profissionais da área, familiares dos estudantes também prestigiaram o ritual

Professora Lediana Dalla Costa, coordenadora do curso, acende a vela em um dos momentos simbólicos da cerimônia
Alunos mostram os símbolos do curso de Enfermagem
Alunos mostram os símbolos do curso de Enfermagem
Alunos mostram os símbolos do curso de Enfermagem

Com a presença de professores, profissionais da área, convidados e estudantes e seus familiares, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Fran­cisco Beltrão, realizou mais um edição do seu Fórum Pedagógico e de Egressos. O evento foi marcado pela cerimônia da ‘Passa­gem da Lâmpada’, que comemora o Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

O ritual marca a história da Enfermagem, inspirada na pioneira Florence Nightingale, que, em 1853, se prontificou para cuidar dos soldados feridos na Guerra da Criméia. Na cerimônia, os professores recomendam aos alunos para que permaneçam com a lâmpada acesa, pois ela simboliza a chama do conhecimento.

“Hoje temos nas mãos uma peque­na semente, que significa a construção do conhecimento. Ela deve ser alimentada de lutas, de sacrifício pelo saber e, às vezes, até de esperanças fe­necidas e de incertezas, fu­gazes companheiras de pou­cas horas”, disse a coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, que conduziu o ritual.  

De acordo com ela, o ca­minho para os estudantes se tornarem en­fermeiros é longo e árduo, porém recompensador. “Por isso, desde já, busquem o seu lugar ao sol. Não se acomodem! Não desistam! Não se abatam. Lutem. Es­tudem sempre! Trabalhem com satisfação e enobreçam o curso que escolheram”.

O padre Valdecir Bressani foi um dos convidados para prestigiar a cerimônia, falando sobre as vocações, so­bre assumir a missão a que fomos designados e fazê-la com amor. O religioso levou quatro de seus seminaristas, que abri­lhantaram o evento com cânticos diversos.

O diretor da Unidade, profes­sor Claudemir José de Sou­za, também esteve presente e ressaltou a importância de celebrar o momento.  

Redes sociais>