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Ética e legislação: Publicidade e Propaganda realiza edição do projeto Instalações
Publicado em: 13/06/2017 às 16:00
Temas como Refugiados, Perigos da promiscuidade e Estado de violência foram abordados na prática
Os acadêmicos do 4° ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense- Unipar, Unidade de Umuarama, realizaram a 7ª edição do projeto ‘Instalações’ (em 16/5). Coordenado pela professora Ana Ribas, a atividade faz parte da disciplina ‘Ética e Legislação’, tendo como proposta chamar a atenção para problemas éticos sociais e ambientais, que muitas vezes passam despercebidos e não são discutidos pela sociedade.
“A disciplina trabalha as questões éticas que envolvem a comunicação, bem como as legislações que regulamentam a profissão do publicitário; sendo assim, a ideia do projeto é trabalhar os assuntos que seriam apenas discutidos em sala de aula, mediante ao estímulo das metodologias ativas de aprendizado, mesclando a linguagem artística sensorial, que é um ponto importante para a publicidade, com os preceitos éticos da profissão”, explica a professora.
Depois de discutir o tema em sala de aula, cada grupo teve que pensar a melhor forma para criar um ambiente (instalações), com situações práticas envolvendo o tema em questão, para que os colegas de curso possam entender a mensagem que o grupo quer passar.
Esse ano, os temas trabalhados foram: Refugiados, A ‘pseudocomida’ saudável cheia de agrotóxicos, Os perigos da promiscuidade, Dificuldades das pessoas com deficiência visual, Cosméticos e a utilização de animais, Vício em drogas farmacêuticas, Estado de violência, Aumento de suicídio entre os jovens e Como o império do consumo nos cega em relação aos problemas sociais.
“Os alunos assistem à apresentação dos anos anteriores e buscam sempre fazer algo novo; todos os anos acontece uma evolução, tanto nos temas, quanto nas ideias”, conta a professora.
“Ética não é algo fácil de ensinar, pois depende da formação e do caráter do indivíduo. Passar por todo processo de pensar nas questões éticas de nossa sociedade é importante não apenas para a formação acadêmica, mas para a formação do indivíduo.”
A acadêmica Tatiany Oliveira diz que foi enriquecedor participar desta experiência: “Projetos em grupo é uma paixão pra mim, pois a gente aprende a lidar com as opiniões de cada um, e para um publicitário, saber ouvir é indispensável; a parte prática do trabalho foi fantástica, pois tivemos a oportunidade de ver nos olhos de quem participou da ação o choque, o espanto de entender a ética, uma palavra tão usada na teoria e pouco explorada na prática; poder discutir estes temas de uma maneira tão singular tornou o projeto singular”.