Engenharias: Fórum discute desafios das profissões e mercado de trabalho
Publicado em: 12/06/2017 às 16:00
2ª Mostra de Trabalhos Científicos e troca de experiência com ex-alunos e profissionais da área fizeram parte da programação
Com a temática Perfil Profissiográfico, a Universidade Paranaense realizou o 1º Fórum Pedagógico dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Agronômica, Unidade de Umuarama. Paralelamente aconteceu também o Fórum de Egressos e a 2ª Mostra de Trabalhos Científicos, reunindo no Teatro Unipar mais de 400 pessoas, entre professores, estudantes, ex-alunos e profissionais das três áreas (em 23/5).
O Fórum começou com os alunos da 4° série de Engenharia Mecânica e Agronômica e da 5ª série de Engenharia Civil expondo, em forma de painel, seus trabalhos científicos. Em seguida, o professor Ariovaldo Martes, da Unipar, ministrou a palestra ‘Competência Profissional como Diferencial Competitivo’, apresentando as características que o mercado de trabalho procura em um profissional.
Em outro momento, professores dos três cursos chamaram ao palco os acadêmicos que obtiveram no ano passado média de nota superior a 8. O grupo foi homenageado com certificado de Honra ao Mérito.
A noite foi encerrada com uma mesa redonda, composta pelo professor e engenheiro civil Douglas Previato, os engenheiros agrônomos Rodrigo Horst e Eduardo Luiz Bonett e o acadêmico de Engenharia Mecânica, Hélio Francisco Santos. Eles compartilharam com os participantes assuntos sobre as três áreas, como o perfil dos profissionais recém-formados, as experiências vividas por cada um na profissão e na universidade, os desafios e as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho e as exigências das empresas na busca por profissionais qualificados.
Para o acadêmico da 3ª série de Engenharia Mecânica, Alaor Thiago Mori, que foi um dos homenageados com o certificado de melhor média, o Fórum contribuiu imensamente no seu aprendizado acadêmico. “Ele estabeleceu um laço entre acadêmicos e ex-alunos, nos apresentando a realidade depois da formação”, conta, afirmando que “foi gratificante receber um reconhecimento da universidade; isso nos motiva a se dedicar ainda mais nos estudos”.
A aluna Gabriela Kimura, da 3ª série de Engenharia Civil, que também recebeu o certificado, completa: “Aprendi muito, principalmente com a palestra do professor Ariovaldo, ensinando que devemos dar o melhor de si naquilo que propusermos a fazer”.
Na avaliação do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professora Patrik Pollizello, o evento foi um sucesso. “Cumpriu com os objetivos propostos, dando aos estudantes das três áreas a oportunidade de conhecer os desafios e as oportunidades que o mercado de trabalho demanda e a importância de desenvolver as habilidades e competências da profissão escolhida”.