Conscientização: Projeto E-Lixo recolhe 16 toneladas de lixo eletrônico
Publicado em: 09/06/2017 às 16:50
Engajados, mais de 40 estudantes do curso de Sistemas de Informação participaram dos trabalhos
Como acontece todos os anos, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, foi parceiro no projeto ‘E-Lixo', realizado pelo Sescap/PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná). A iniciativa tem como objetivo arrecadar lixo eletrônico para evitar que sejam descartados em locais indevidos. Com o apoio também da Prefeitura, Instituto Federal do Paraná e empresas, a campanha foi um sucesso, arrecadando cerca de 16 toneladas (de 1 a 2/6).
A coleta aconteceu na Feira do Produtor (fundos do Estádio Lúcio Pepino). Lá, todo material recebido passou por triagem feita pelos estudantes da Unipar e IFPR, que verificaram peças e aparelhos que poderiam ser reaproveitados; depois de consertados, os produtos serão doados a entidades assistenciais. O restante foi destinado a COOPERUMA (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama), que fica no aterro sanitário municipal.
O coordenador do curso da Unipar, professor Elyssandro Piffer, diz que o projeto tem uma grande relevância social: “É uma iniciativa de suma importância, que busca conscientizar nossos estudantes e a comunidade em geral quanto à preservação do meio ambiente”, ressalta, enaltecendo que a campanha também é uma oportunidade dos alunos praticar as teorias do curso e se integrar com a comunidade e os estudantes do IFPR.
Os resultados desse ano, segundo o professor, foram muito significativos. “Foi bem proveitoso; arrecadamos um grande número de lixo eletrônico”. A novidade este ano foi a coleta de outros materiais, como pilhas e baterias, que antes não eram recebidos pelo projeto. “Com isso conseguimos aumentar o leque de itens que a população consegue descartar, atraindo um número maior de pessoas”, informa o professor.