UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pedagogia: Fórum discute papel do profissional na educação

Publicado em: 07/06/2017 às 16:00

Além de palestras, teve apresentação do curso aos familiares dos estudantes, Gincana Cultural e troca de experiências com ex-alunos

Ao lado da equipe pedagógica do NRE, Gilmara Zanata fala do ensino e o papel do pedagogo
Coordenadora do curso, professora Maria do Carmo Oliveira, abre o Fórum
Estudantes apresentam projeto pedagógico do curso aos familiares
Estudantes apresentam projeto pedagógico do curso aos familiares
Estudantes apresentam projeto pedagógico do curso aos familiares
Fórum integra estudantes de todas as séries do curso
Fórum integra estudantes de todas as séries do curso
Fórum integra estudantes de todas as séries do curso
Fórum integra estudantes de todas as séries do curso
Professora Maria do Carmo entrega mimos para equipe do NRE
No Dia do Pedagogo, estudantes ganham mimo da coordenação
Maria do Carmo com Gilmara e equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação
Pedagoga do NRE
Pedagoga do NRE
Familiares dos estudantes ganham lembranças do curso
Maria do Carmo com a professora Maria Ornelas
Maria do Carmo (ao centro) com ex-alunos da graduação
Gincana Cultural diverte alunos

Na busca por discutir estratégias que visam a melhoria da graduação e, também, colocar os estudantes em contato com ex-alunos, a coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Umuarama, realizou seu 16° Fórum Pedagógico e 14° Fórum de Egressos. Paralelamente aconteceu também a Gincana Cultural e apresentação do curso aos familiares dos alunos (entre 22 e 26/5).

O evento foi marcado por muita troca de saber, integração e animação entre as turmas. “O Fórum é um momento para darmos vez e voz aos nossos acadêmicos, percebendo como eles estão olhando o curso e discutindo com as turmas a evolução das mudanças que propomos em relação ao ensino, a pesquisa e à extensão. Tudo isso com um único propósito: melhorar cada vez mais o projeto político-pedagógico da nossa graduação”, explica a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo Oliveira, que abriu os trabalhos enaltecendo a importância do evento.

Um dos convidados foi a chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), professora Gilmara Zanata, que, junto com a equipe técnica de pedagogas do órgão, ministrou a palestra ‘Educação e a organização da rede estadual de ensino e a função do pedagogo’. “Estamos aqui para mostrar aos alunos a importância do pedagogo no ensino e incentivá-los a se dedicar às aulas para se tornarem bons professores”, disse Zanata.

O Fórum continuou com a palestra ‘Educação, cidadania e participação cívica’, debatida pela presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, professora Maria Ornelas. Outro assunto que entrou na pauta foi ‘Educação e a organização da rede municipal de ensino: formação de professores e atributos necessários à futura atuação na rede’, com a secretária de Educação de Umuarama, Maria Clory Zanferrari.

Este ano, o Fórum Pedagógico teve um momento especial. Foi quando os familiares dos graduandos foram convidados a conhecer o projeto pedagógico do curso, apresentado pelos próprios alunos. O encontro terminou com um coquetel de confraternização.

Em comemoração ao Dia do Pedagogo, celebrado em 20 de maio, a coordenação promoveu também a Gincana Cultura, com dinâmicas que estimularam a solidariedade, o conhecimento e a criatividade. Na prova solidária, as equipes arrecadaram alimentos, que serão doados à campanha S.O.S Instituições Filantrópicas, organizada pela Paróquia São José Operário.

Compartilhando experiências

Como já é de praxe, no Fórum Pedagógico ex-alunos da graduação foram convidados para retornar à Unipar e relatar as experiências vividas na formação acadêmica e na profissão. Participaram os pedagogos Evandro Rodrigues, Francielli Sanches, Alessandra Ribeiro, Glaucia Marques, Camila Garcez, Marco Aurélio Tavares, Bárbara Cristina Martineli, Cleide Furtado e Sandra Leite.

Redes sociais>