Direito: Aula Magna aborda Administração Pública e Combate à Corrupção
Publicado em: 05/06/2017 às 17:20
Temas foram debatidos pelo coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Leonir Batisti, e o procurador do Ministério Público de Contas do Paraná, Flávio Berti
Pelo menos 15% dos pequenos municípios do Paraná estão de alguma forma envolvidos pela corrupção. E o mais grave. Para cada caso identificado, pelo menos três ou quatro não são detectados pela Justiça. Esses dados foram apresentados pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Leonir Batisti, na Aula Magna promovida pelo curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama (em 26/5).
Coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Batisti, que é doutor em Direito, autor e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Unipar, destacou a função do órgão no combate à corrupção, discorrendo sobre a atividade do Ministério Público na investigação dos casos de corrupção no setor público do Estado. Segundo ele, essa corrupção é uma verdadeira traição à população, pois em pequenas cidades os gestores são conhecidos de todos e normalmente há uma relação de pessoalidade envolvida.
Seguindo a mesma linha, o outro palestrante da noite foi o procurador geral do Ministério Público de Contas do Paraná, Flávio Berti, também doutor em Direito, autor e ex-procurador da Fazenda Nacional. Abordando o tema ‘Função do Tribunal de Contas no combate à corrupção’, ele discutiu os mecanismos de controle da atividade da administração pública para coibir e identificar os casos de corrupção nos diversos níveis de governo.
O coordenador do curso de Direito, professor Valdecir Pagani, ressalta que o evento atingiu todos os objetivos. “A Aula Magna representa um importante mecanismo de interação entre alunos e profissionais da área, promovendo a aproximação do futuro bacharel com temas atuais e relevantes da área jurídica”.
Na Aula Magna houve também o lançamento do livro ‘Execução civil da sentença penal e o novo CPC’, escrito pelo professor da Unipar, Alessandro Dorigon. A obra é fruto de suas pesquisas realizadas no mestrado em Direito Processual e Cidadania.