Você está aqui: Notícias > Cerimônia da Lâmpada marca Semana do Enfermeiro
Cerimônia da Lâmpada marca Semana do Enfermeiro
Publicado em: 05/06/2017 às 16:10
Semana Acadêmica e Fórum Pedagógico também fizeram parte das comemorações
A comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de maio) foi intensa na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Um dos momentos de celebração foi a cerimônia de Passagem da Lâmpada, uma homenagem à Florence Nightingale. O propósito foi transmitir conhecimento e experiências e demonstrar, por meio da chama de fogo e da passagem da lâmpada, a continuidade da assistência de enfermagem.
Na oportunidade, o curso de Enfermagem realizou também sua Semana Acadêmica e Fórum Pedagógico, com importantes temáticas discorridas em palestras e minicursos. Jantar de confraternização encerrou evento. O secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep, prestigiou.
Para a conferência de abertura foi convidada a professora Luana Tedesco, que ministrou o tema ‘Cuidando de quem cuida’, enaltecendo os cuidados básicos com a pele, corpo, cabelo, vestimenta e comportamento nos ambientes de trabalho e social.
Um dos minicursos teve como mentora a enfermeira Ariana Carvalho, doutora em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo). A docente estabeleceu uma conversa sobre noções básicas do eletrocardiograma e possibilitou reconhecer algumas arritmias cardíacas, ensinando a reconhecer ondas do eletrocardiograma, para que os futuros profissionais possam atuar mais rapidamente em casos de emergência.
Outros assuntos foram abordados durante a Semana, como ‘O luto em ambiente profissional’, pela professora Clarice Catelan, ‘Curativos especiais’, pela enfermeira Sônia Sena, e ‘Dimensionamento de Enfermagem – atualizações’, pelo professor João Lucas Campos.
HISTÓRIA
Na Guerra da Criméia, Florence Nightingale tratava os soldados feridos oferecendo-lhes palavras de apoio para que tivessem o conforto necessário para sua recuperação. As visitas eram feitas durante a escuridão nas noites, onde ela levava sua lâmpada de azeite. Essa rotina concedeu à enfermeira o título de ‘dama da lâmpada’, passando a usar a lâmpada como seu símbolo, marcando assim a profissão de Enfermagem.