Você está aqui: Notícias > Excelência: Estudantes contam com ferramentas inovadoras do Google for Education
Excelência: Estudantes contam com ferramentas inovadoras do Google for Education
Publicado em: 05/06/2017 às 16:00
Uma das ferramentas mais importantes é o Classroom (sala de aula virtual), em que o professor, utilizando-se de aplicativo, trabalha com os alunos de forma virtual
Os dispositivos móveis estão na mão de quase todos os jovens brasileiros. Se tornaram uma ferramenta de lazer, trabalho, interação e também de estudos. Hoje, um professor consegue ministrar toda sua aula, aplicar trabalhos, provas, enquetes, disponibilizar conteúdo – e o aluno pode acompanhar tudo isso – com alguns toques no seu smartphone.
Essa já é a realidade da Universidade Paranaense (Unipar), que desde o ano passado está usando as ferramentas inovadoras do Google for Education. Com isso, intensificaram-se os treinamentos de docentes com foco no uso de tecnologias de aprendizado.
A Unipar, em todas as suas Unidades, conta atualmente com a contribuição (palestras e aulas expositivas) e suporte técnico do professor Paulo Tomazinho (Diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups), um dos poucos com certificação internacional do Google (Google Certified Innovator). Segundo ele, o acadêmico cadastra seu e-mail institucional vinculado ao gmail e, com isso, tem a possibilidade de utilizar as ferramentas do Google for Education.
Com a contribuição do professor Paulo, que vem ministrando oficinas sobre como usar as ferramentas e aplicativos referentes a este modelo de ensino, os docentes da Unipar puderam perceber a evolução das metodologias de ensino no ensino superior.
No curso de Direito da Unidade de Francisco Beltrão, com metodologia clássica voltada às aulas expositivas, as ferramentas trouxeram ao acadêmico o interesse e a motivação na realização de estudos de casos, estudos dirigidos e leitura de artigos.
Classroom
Uma das ferramentas mais importantes adotadas pela Unipar é o Classroom (sala de aula virtual), em que o professor, utilizando-se do aplicativo, trabalha com os alunos de forma virtual, motivando a realização de exercícios e o desenvolvimento de atividades extraclasse e incentivando a consulta de materiais e estudos em tempo real, o que facilita o aprendizado de forma diferente ao método clássico. De acordo com a professora Patrícia Fernandes Bega, precursora no curso de Direito em Francisco Beltrão, “o uso das metodologias motiva o aluno à pesquisa e o incentiva a desenvolver o raciocínio, facilitando o acesso aos materiais, exercícios e demais atividades”.
O aplicativo Classroom, que pode ser baixado no celular e acessado em qualquer lugar, é autoexplicativo, com professor e aluno podendo se comunicar em tempo real.