UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professor apresenta artigo na Jornada Nacional de História e Educação no Brasil

Publicado em: 02/06/2017 às 15:00

Sociedade, Estado e Educação no discurso de intelectuais dos séculos 16 a 20 foi o tema proferido por José Ricardo Skolmovski

José Ricardo Skolmovski com o professor Dermeval Saviani
Coordenador da Unipar com o professor José Claudinei
Skolmovski ao lado de outros participantes da Jornada
Cerca de 500 pessoas participaram da Jornada
Cerca de 500 pessoas participaram da Jornada
Representantes da Unioeste na abertura do evento
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada
Professores debatem os assuntos propostos pelo tema principal da Jornada

A Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, marcou presença na 14ª Jornada Nacional de História, Sociedade e Educação no Brasil, realizada na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Câmpus de Foz do Iguaçu. O professor José Ricardo Skolmovski, coordenador do curso de Pedagogia, foi o convidado para representar a Unipar no evento (entre 3 e 5/5). Cerca de 500 pessoas participaram.

‘Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa’ foi o tema da Jornada, promovida pelo grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil), que é um coletivo nacional de pesquisa que tem articulado a participação de grupos de trabalho da área de História da Educação em vários estados brasileiros, com sede na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Durante o evento, o professor da Unipar apresentou o artigo intitulado ‘Sociedade, Estado e Educação no discurso de intelectuais dos séculos 16 a 20’. “A temática deste trabalho versa sobre a criação da escola pública dentro de uma construção de sociedade em um movimento histórico e os objetivos controversos desta educação evidenciados nos discursos de diversos intelectuais”, enfatiza o professor, ressaltando que o estudo faz ainda uma reflexão a respeito da crise da escola pública e os motivos que nos levam a pensar numa escola que nasce em crise. 

A experiência de participar da Jornada, na avaliação do professor, foi enriquecedora. “Estar em um evento desta magnitude e com docentes e pesquisadores renomados, como o professor Dermeval Saviani, é imensurável. Todos juntos, tivemos uma grande oportunidade de refletir sobre os rumos da educação em tempos de crise”, afirma o coordenador. E lembra: “Se verdadeiramente queremos uma transformação social, então precisamos fazer do nosso trabalho uma ação educativa revolucionária”.

 

Redes sociais>