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Professor apresenta artigo na Jornada Nacional de História e Educação no Brasil
Publicado em: 02/06/2017 às 15:00
Sociedade, Estado e Educação no discurso de intelectuais dos séculos 16 a 20 foi o tema proferido por José Ricardo Skolmovski
A Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, marcou presença na 14ª Jornada Nacional de História, Sociedade e Educação no Brasil, realizada na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Câmpus de Foz do Iguaçu. O professor José Ricardo Skolmovski, coordenador do curso de Pedagogia, foi o convidado para representar a Unipar no evento (entre 3 e 5/5). Cerca de 500 pessoas participaram.
‘Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa’ foi o tema da Jornada, promovida pelo grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil), que é um coletivo nacional de pesquisa que tem articulado a participação de grupos de trabalho da área de História da Educação em vários estados brasileiros, com sede na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Durante o evento, o professor da Unipar apresentou o artigo intitulado ‘Sociedade, Estado e Educação no discurso de intelectuais dos séculos 16 a 20’. “A temática deste trabalho versa sobre a criação da escola pública dentro de uma construção de sociedade em um movimento histórico e os objetivos controversos desta educação evidenciados nos discursos de diversos intelectuais”, enfatiza o professor, ressaltando que o estudo faz ainda uma reflexão a respeito da crise da escola pública e os motivos que nos levam a pensar numa escola que nasce em crise.
A experiência de participar da Jornada, na avaliação do professor, foi enriquecedora. “Estar em um evento desta magnitude e com docentes e pesquisadores renomados, como o professor Dermeval Saviani, é imensurável. Todos juntos, tivemos uma grande oportunidade de refletir sobre os rumos da educação em tempos de crise”, afirma o coordenador. E lembra: “Se verdadeiramente queremos uma transformação social, então precisamos fazer do nosso trabalho uma ação educativa revolucionária”.