Você está aqui: Notícias > Imagem em Movimento: Professores participam do Encontro Anual, em Portugal
Imagem em Movimento: Professores participam do Encontro Anual, em Portugal
Publicado em: 01/06/2017 às 17:20
Além de apresentar trabalhos científicos, Rodrigo Oliva e Thiago Martins fizeram um tour por pontos turísticos
Reunindo professores e pesquisadores da área da comunicação audiovisual de diversos países, foi realizada na Universidade do Minho, em Braga/Portugal, a Conferência Internacional do 7° Encontro Anual da AIM (Associação da Imagem em Movimento). Atentos às novidades do setor, os professores Rodrigo Oliva (coordenador) e Thiago Martins, do curso de Publicidade e Propaganda, representaram a Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, no evento (entre 10 a 13/5).
A AIM é uma associação formada por um grupo de pesquisadores de Portugal de áreas como o cinema, televisão, arqueologia do cinema, vídeo e internet. “Anualmente a entidade promove este Encontro para que os profissionais da comunicação audiovisual possam expor e publicar suas pesquisas”, conta Oliva, que na ocasião apresentou o estudo ‘Poéticas do ritmo cinematográfico: reflexões sobre Ventos de Agosto e Boi Neon’.
Já o colega Martins compartilhou as experiências extraídas da pesquisa ‘Viral de Heineken e narrativas audiovisuais: a representação do real como argumento de venda’.
Além de apresentar trabalhos, os professores também assistiram a palestras de conferencistas, como Catherine Grant, da University of Sussex/Reino Unido; Ernest Adams, da University of Uppsala/Suécia; e Kim Akass, da School of Creative Arts/University of Hertfordshire/Reino Unido.
“Poder participar de um evento deste porte, levando o nome da Unipar cada vez mais longe, é desafiador, pois lá tivemos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos para profissionais e pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional”, afirma Martins.
Oliva concorda e conta que a participação foi muito importante pelo contato com outros profissionais da área. “Além das apresentações, participamos de uma série de atividades que permitiram nossa reflexão sobre o desenvolvimento do nosso trabalho, das nossas aulas e da nossa formação”, ressalta, destacando que o evento também possibilitou a troca de ideias, novos contatos e observação de como se estabelecem as pesquisas no campo audiovisual”.
Depois dos compromissos na Conferência, a dupla fez um passeio turístico, visitando museus e espaços de arte e cultura. “Com toda certeza, essa passagem pelo país enriqueceu mais ainda a nossa bagagem de conhecimentos, que equivale a uma aventura repleta de descobrimentos”, afirma o coordenador do curso da Unipar.