Você está aqui: Notícias > Unipar abre Sipat alertando para a segurança no trabalho
Unipar abre Sipat alertando para a segurança no trabalho
Publicado em: 15/05/2017 às 16:20
Tecnólogo Robson Thomaz da Silva destacou o uso de equipamentos para a prevenção de acidentes
O Brasil tem cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano, com mais de cinco mil mortes nos últimos dois anos, segundo estatísticas. Os dados foram expostos na palestra de abertura da 14ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo.
Para os colaboradores da Instituição, o tecnólogo em segurança do trabalho Robson Thomaz da Silva disse que o país teve 2.873 mortes por acidentes de trabalho em 2015 e outras 2.502 no ano passado, enquanto a China, com uma população de cerca de 1,3 bilhão, teve 15 mil e Austrália apenas 29, o que está motivando uma revisão da legislação de segurança no país. “O Brasil ainda não atentou para esta realidade e existe uma cultura que facilita esta situação”, alerta.
O profissional realizou uma pesquisa com 836 trabalhadores e constatou que 72% deles não usavam o EPI (Equipamento de Proteção Individual), atribuindo o comportamento ao supervisor. “Porém, nesses casos, não será o supervisor quem sofrerá as consequências de um eventual acidente. E o cuidado com a segurança vai além do uso do EPI, o que inclui atenção a outros equipamentos de segurança que muitas vezes não são observados, gerando também riscos de acidentes”, ressalta Silva.
Segundo ele, é o caso do corrimão de escada, onde alguns trabalhadores andam sem usar o equipamento enquanto falam no celular com uma mão e carregam papéis na outra. “O EPI é importante, mas também deve ser observada a sua mobilidade, pois quanto mais a pessoa tiver seus movimentos facilitados, menor a chance de um acidente”.
O tecnólogo destacou ainda a necessidade de atenção às normas e o cuidado de todos, e não apenas do supervisor de segurança. “Somos líderes de nosso próprio trabalho”, afirmou.