UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pedagogia participa de palestra sobre educação inclusiva do estudante autista

Publicado em: 11/05/2017 às 16:00

Atividade discutiu o papel do professor diante desta nova perspectiva de atendimento ao estudante com transtornos do espectro autista

Todos juntos por uma educação inclusiva é o tema da palestra promovida pela Prefeitura e o curso da Unipar
Atividade reúne acadêmicos de Pedagogia e estagiários da Prefeitura
Atividade reúne acadêmicos de Pedagogia e estagiários da Prefeitura
Atividade reúne acadêmicos de Pedagogia e estagiários da Prefeitura

Em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a palestra ‘Todos juntos por uma educação inclusiva’ (em 18/4). O evento teve como objetivo principal discutir o papel do professor diante da nova perspectiva de atendimento ao estudante com TEA (Transtornos do Espectro Autista).

Ministrada pela coordenadora de Educação Especial da Secretaria e ex-aluna do curso, psicopedagoga Elianara Falci, e a psicóloga Naíra Frutos, a palestra foi realizada na Unipar e reuniu estudantes e estagiários da Prefeitura.

“Foi um momento de esclarecer dúvidas e perceber a singularidade das relações entre professores e estudantes com TEA, pois a inclusão depende da mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas de bolo, mas com reflexões dos professores, direções, pais, alunos e comunidade”, diz Elianara Falci.

O que é de fato a inclusão? O que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes?. Esses foram alguns dos questionamentos levantados na palestra. “Cabe aqui tecermos algumas reflexões, sendo que é dessa forma que estaremos contribuindo para uma prática menos segregacionista e menos preconceituosa”, observa a psicopedagoga.

“Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender”, enfatizou o coordenador do curso de Pedagogia, professor José Ricardo Skolmovski.

Redes sociais>