Você está aqui: Notícias > Programa de rádio ao vivo provoca sensação no ‘Unipar na Praça’
Programa de rádio ao vivo provoca sensação no ‘Unipar na Praça’
Publicado em: 12/08/2010 às 16:50
Equipe da Rádio Universitária participou do projeto, que levou à Arthur Thomas vários serviços gratuitos
Prestar serviços e promover maior interação dos acadêmicos com a população. Esses são os objetivos da atividade extensionista da Universidade Paranaense ‘Unipar na Praça’. O Evento aconteceu no sábado e mais uma vez foi um grande sucesso. Vários cursos levaram seus serviços, movimentando a Praça Arthur Thomas em Umuarama, durante toda a manhã.
O evento atraiu aproximadamente novecentos participantes. “Além de prestar serviços, num evento como esse, os acadêmicos têm contato direto com as pessoas, exercitando sua futura profissão; isso é um ótimo incentivo”, disse a chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), professora Terezinha Aguiar.
Ela acompanhou o trabalho dos professores e estudantes. “Esta ação tem se destacado como uma das atividades extensionistas mais importantes da UNIPAR”, destacou, informando que a DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), órgão da UNIPAR que coordena a ação, não mede esforços para que a ação atinja seus objetivos. Desde a fase de organização à execução, o projeto conta com o apoio do pessoal do Prove (Programa de Valorização da Educação).
A grande novidade dessa edição ficou por conta da RUP (Rádio Universitária Paranaense), que, com o apoio do curso de Comunicação Social, promoveu uma edição especial do programa RUP Interativa. O programa foi apresentado ao vivo, direto da praça. Tanto os visitantes quanto os ouvintes puderam participar, pedindo músicas e se inteirando dos serviços que estavam sendo prestados.
Com o programa, a população pôde conhecer melhor o curso de Comunicação Social a as novas maneiras de interação com o rádio, pela internet. Segundo o programador da RUP e locutor do programa RUP Interativa, Guido Franchini, o objetivo do programa é interagir: “Nada melhor que fazer parte de um evento tão legal onde entramos em contato com a comunidade e também com os acadêmicos dos outros cursos da Universidade Paranaense. Certamente daremos continuidade a essa atividade".
No total, dezessete cursos participaram. O curso de Enfermagem levou orientações sobre câncer de mama e aferiu pressão arterial; Estética agradou muito o público com as massagens e modelagem de sobrancelha; acadêmicos de Odontologia orientaram as crianças sobre a correta escovação dos dentes e também sobre câncer de boca; Farmácia realizou testes de glicemia e orientou sobre medicamentos; e Sistemas de Informação recebeu os visitantes com informações e acesso à internet.
As crianças puderam se divertir à vontade no espaço da Brinquedoteca do curso de Pedagogia e no espaço de lazer que ficou por conta do curso de Educação Física, que também fez avaliações de força e flexibilidade. Os visitantes também puderam conhecer a rotina e o trabalho desenvolvido em várias profissões, como Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, que fizeram uma exposição em banner sobre a estrutura oferecida pelos cursos, na UNIPAR.
Conhecimento e informação não faltaram. Ciências Biológicas orientou sobre doenças e, embasado em informações didáticas, discorreu sobre o corpo humano; Medicina Veterinária alertou sobre a importância da vacinação dos animais; Química e Química Industrial ensinaram a forma correta de higienizar caixas d’água; e Biomedicina trabalhou com informações sobre anemias e fez testes de saliva.
Movimentados também estavam os espaços dos cursos de Ciências Contábeis, que orientou sobre elaboração de currículo e apresentou para os visitantes o impostômetro, esclarecendo o quanto a sociedade paga de impostos; e do curso de Direito, que prestou orientações jurídicas.