Você está aqui: Notícias > Cidadania é destaque em projeto realizado pelo Cejusc e Unipar
Cidadania é destaque em projeto realizado pelo Cejusc e Unipar
Publicado em: 28/04/2017 às 17:20
Atividades foram realizadas com alunos do Colégio Estadual Léo Flach; programação contempla outros colégios
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que tem convênio com o curso de Direito da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, realiza anualmente, além dos trabalhos de solução de conflitos processuais e extraprocessuais, atividades de cidadania em prol da comunidade.
Uma das atividades de destaque é o projeto “Justiça e cidadania também se aprende na escola”, que tem por finalidade o ensino sobre justiça e cidadania para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Com material fornecido pelo Tribunal de Justiça (cartilhas), os servidores do Cejusc, professores e acadêmicos do curso de Direito fizeram duas aulas com os alunos, com visita final da turma ao Fórum da Comarca de Francisco Beltrão, para que conhecessem as instalações do Jurisdicionado (gabinetes, Tribunal do Júri, salas de audiências).
Durante as aulas, os alunos fazem desenhos que representam o tema do projeto, os quais posteriormente são objeto de exposição nas dependências do Fórum. Ao término das atividades, é formalizada a entrega da placa que representa a realização do projeto na escola, como forma de gratidão e parceria entre as instituições em comemoração ao sucesso do projeto.
Neste ano, no fim do mês de março, formalizou-se a entrega da placa ao Colégio Estadual Léo Flach, contando com a presença da juíza da Vara da Infância e da Juventude, Carina Daggios, da promotora da Vara da Infância e Juventude, Camille Marques Dib Crippa, e dos representantes do curso de Direito da Unipar, professores Alexandre Magno Augusto Moreira e Márcio Cristiano de Góis, além da diretora e alunos participantes do projeto.
Na ocasião, foram entregues livros à biblioteca do colégio, fruto de campanhas realizadas pelo Cejusc/Unipar. A partir deste mês de abril, o projeto contempla mais colégios de Francisco Beltrão, além do colégio Castro Alves, da cidade de Eneas Marques. Para o secretário do Cejusc, técnico judiciário Diego Canton, “o projeto reflete os anseios do Cejusc, no sentido de auxiliar a comunidade com iniciativas de cidadania”.
De acordo com o professor Alexandre, quem sai na frente com estas parcerias é a Unipar e principalmente os alunos. “Além de desenvolverem suas técnicas de aprendizado ensinando a alunos de ensino fundamental sobre os conceitos de justiça e cidadania, eles assimilam o lado humano e o correto significado que o projeto proporciona a eles e, por reflexo, na vida das crianças”.