Você está aqui: Notícias > Pesquisa sobre cultura indígena integra Engenharia Civil e Sistemas de Informação
Pesquisa sobre cultura indígena integra Engenharia Civil e Sistemas de Informação
Publicado em: 27/04/2017 às 17:40
Acadêmicos desenvolveram trabalhos com intuito de entender as tradições, hábitos e crenças dos índios
Na busca por enriquecer ainda mais o conhecimento dos acadêmicos, os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, se uniram em uma atividade integrada. Foi proposto às turmas um trabalho de pesquisa sobre a cultura indígena, utilizando a metodologia TBL (Team Based Learning), que em português significa Ensino Baseado em Equipes.
“Nossa proposta baseou-se na etnomatemática, que é a arte de explicar, de entender, de desempenhar dentro de um contexto cultural etno. E escolhemos a cultura indígena por ser notória a presença de índios na cidade de Paranavaí e região, o que chama a atenção da sociedade por conta de seus costumes, sendo importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças”, explica a professora Michele dos Santos, idealizadora da ideia.
A atividade, com o nome #Programadeíndio, foi trabalhada em etapas, sendo que na primeira os acadêmicos se reuniram em uma roda de música e, ao som de violão e cajón, cantaram a música ‘Índios’, da banda Legião Urbana. Em seguida, foi pedido então para que cada aluno grifasse a parte da letra que considerasse importante. Num outro momento, eles discutiram em pequenos grupos o porquê dos destaques feitos, argumentando sobre a interpretação que fizeram. Na sequência, a professora lançou algumas questões e os grupos puderam expressar, argumentar e construir o próprio conhecimento a partir de interpretações que fizeram.
“A atividade foi tão bem aceita pelos acadêmicos que elaboramos outras atividades”, conta a professora. Na etapa seguinte, os acadêmicos de Sistemas de Informação foram desafiados a produzirem um documentário e a participarem de uma jornada fotográfica a respeito da cultura indígena.
Já o curso de Engenharia Civil participou do desafio Maloca, que na língua tupi-guarani quer dizer casa ou residência fixa de índio. Os acadêmicos construíram o protótipo de uma Maloca, em que tiveram que pesquisar a respeito da cultura indígena e tipo de material utilizado pelos índios para a construção de suas casas. Para a apresentação, eles produziram vídeos da construção do trabalho, evidenciando as pesquisas realizadas, bem como os cálculos e custos do projeto.
Para apresentação dos trabalhos, os acadêmicos de ambos os cursos se reuniram no Dia do Índio (19/4). O evento foi conduzido pelos professores Tiago Bonetti, Michele dos Santos e Wyllian Fressatti, do curso de Sistemas de Informação, e pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Allana Mendes, com apoio do funcionário Paulo Soares, do Prove.
“Após a apresentação, os alunos do colégio Sesi ficaram sabendo do projeto via facebook e entraram em contato conosco para saber mais a respeito e pedir permissão para apresentar a iniciativa aos demais alunos do Sesi. Na ocasião, o Prove aproveitou a oportunidade para divulgar os diferenciais do curso de Sistemas de Informação”, ressaltou a professora Michele, que ficou satisfeita com os resultados. Segundo ela, as atividades do projeto #Programadeíndio continuam e neste bimestre os alunos de Sistemas de Informação foram desafiados a pesquisarem sobre jogos matemáticos de tabuleiros indígenas e africanos e transformá-los em uma versão virtual.