Você está aqui: Notícias > Trote Solidário: Estudantes doam alimentos e agasalhos para a Casa da Sopa e o Centro Bem Viver
Trote Solidário: Estudantes doam alimentos e agasalhos para a Casa da Sopa e o Centro Bem Viver
Publicado em: 24/04/2017 às 16:00
Ação social mobilizou acadêmicos de todos os cursos, que doaram 900 quilos de alimentos, 117 caixas de leite e cerca de 500 peças de roupas
A Universidade Paranaense – Unipar não se preocupa somente em ensinar e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Ela também tem a consciência do seu dever de formar cidadãos com responsabilidade social. Essa preocupação pode ser vista nos eventos que a Instituição promove durante todo o ano letivo, nas suas sete Unidades, engajando professores e estudantes em ações que visam o bem do próximo, daqueles que precisam de uma ‘mão amiga’.
O tradicional Trote Solidário é uma dessas ações. Nele, os famosos ‘micos’ são deixados de lado, dando lugar para gestos de solidariedade. Logo no início do ano, calouros e veteranos são conclamados a participar das campanhas de doação de sangue e de arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos, fraldas e produtos de higiene pessoal.
Neste ano, na Unidade de Umuarama, as turmas foram incentivadas a doar alimentos e agasalhos. A campanha foi um sucesso, com a arrecadação de mais de 900 quilos de alimentos e cerca de 500 peças de roupas. Os donativos foram repassados à Associação Vida e Solidariedade, conhecida como Casa da Sopa, no Parque Industrial. A entrega foi feita pelo coordenador do curso de curso de Medicina Veterinária, professor Luiz Sérgio Merlini, à presidente da entidade, dona Maria do Carmo.
Em outra ação social, as acadêmicas do curso de Estética e Cosmética também doaram 117 caixas de leite para o Centro de Apoio e Assistência Social Bem Viver, que atende crianças carentes. “Essas ações de solidariedade contribuem ainda mais na formação humanística, crítica e reflexiva dos nossos alunos”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Cláudia Okabayashi, que fez questão de fazer a entrega da doação aos representantes da entidade filantrópica, Márcia Girotto e Edvaldo Modesto.
“Ação sociais como está traz inúmeros benefícios. De um lado, as entidades, que são beneficiadas e podem ajudar os mais necessitados; do outro, alunos, professores e funcionários compartilham da alegria e do crescimento pessoal com o gesto nobre”, enaltece a coordenadora multicampi do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), professora Giuliana Marson.