Você está aqui: Notícias > Pedagogia leva palestra sobre profissão e mercado de trabalho para alunos do ensino médio
Pedagogia leva palestra sobre profissão e mercado de trabalho para alunos do ensino médio
Publicado em: 18/04/2017 às 16:00
Projeto passou pelas cidades de Guaíra e Terra Roxa; cerca de 200 estudantes foram contemplados
Com o objetivo de auxiliar e instruir alunos do ensino médio sobre vocação, profissão e mercado de trabalho, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promoveu palestras para alunos do ensino médio. Com o tema Qual é o seu desafio?, o projeto de extensão contemplou em torno de 200 alunos dos colégios estaduais Presidente Roosevelt, Jardim Zeballos e Mendes Gonçalves, de Guaíra, e Antônio Carlos Gomes e Presidente Arthur Costa e Silva, ambos de Terra Roxa.
“É um projeto que visa conscientizar os alunos sobre a importância do conhecimento para a transformação da realidade pessoal, social e profissional”, explica o professor José Ricardo Skolmovski.
Segundo ele, muitos estudantes terminam o ensino médio sem perceber a importância de se capacitar. “A maioria pensa que já sabe o bastante e está pronta para o mercado de trabalho. Diante deste cenário, nossa proposta é despertar neles uma reflexão sobre a importância de se preparar para o ingresso na carreira profissional, ressaltando o conhecimento como chave para o sucesso”.
O professor também pontuou o quanto é prazeroso trabalhar em algo que se gosta, destacando os desafios do novo cenário socioeconômico que tem se construído e a importância de um curso superior para a transformação da realidade social do aluno que termina o ensino médio.
“As turmas corresponderam às nossas expectativas e os objetivos traçados foram alcançados. Foram momentos ricos e proveitosos, com os alunos tendo a oportunidade para refletir sobre o que fazer, qual carreira seguir e o que pensar sobre um futuro que não está tão longe assim”, comemora o professor.
A ação foi coordenada pelo Prove (Programa de Valorização da Educação) e o projeto extensionista terá continuidade na cidade de Mundo Novo/MS.