UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Plantas medicinais: Equipe do Horto Medicinal conscientiza população em Mundo Novo

Publicado em: 18/04/2017 às 16:00

Na Unidade Básica de Saúde, estudantes ensinaram sobre os benefícios das plantas na prevenção de doenças

No espaço Fazendinha da Expo Umuarama, estudantes doam mudas de plantas medicinais aos visitante
No espaço Fazendinha da Expo Umuarama, estudantes doam mudas de plantas medicinais aos visitante
Na Expo Umuarama, visitantes aprendem a fazer o sal aromático
Espaço Fazendinha atrai atenção de estudantes da rede municipal
Em Mundo Novo, estudantes repassam informações dos benefícios das plantas medicinais
Em Mundo Novo, estudantes repassam informações dos benefícios das plantas medicinais

Com mais de quatrocentas espécies cultivadas num espaço de trinta mil metros quadrados, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar chama atenção não só pela sua grandiosidade, mas pelo princípio que segue, o de colaborar para a socialização do conhecimento. No início do mês, em mais uma ação social, um grupo de estagiários do projeto extensionista do curso de Farmácia foi ao munícipio de Mundo Novo/MS, onde conscientizaram os moradores quantos aos benefícios das plantas medicinais na prevenção de doenças.

O trabalho foi realizado em 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), na UBS (Unidade Básica de Saúde), com a equipe orientando sobre como fazer o uso deste recurso terapêutico com maior segurança e eficácia. Os estudantes também ensinaram como preparar o sal aromático (composto por orégano, alecrim e manjericão) e o aromatizador de ambiente.

Em outro momento, a equipe do Horto Medicinal, formado por estudantes do curso de Farmácia, aproveitou para fazer o teste de glicemia capilar e aferir a pressão arterial de todas as pessoas que estavam na UBS.

“Nosso propósito com esse tipo de ação é difundir entre a população os benefícios das plantas medicinais, repassando todos os conhecimentos científicos necessários para que as pessoas possam ter uma melhora na qualidade de vida”.

Expo Umuarama

A mesma ação social de orientação e conscientização também foi realizada durante a 43ª Expo-Umuarama, realizada entre os dias 9 e 19 de março. No espaço da Unipar chamado de Fazendinha, mais de 100 mil visitantes usufruíram dos serviços oferecidos pelos cursos da Instituição.

Lá, a equipe do Horto Medicinal, formado por estudantes de Farmácia, Engenharia Agronômica e do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, realizaram diversas atividades. Além de ensinar a fazer o sal aromático e o aromatizador de ambiente, que depois foram doados aos visitantes, a equipe também distribuiu mais de 200 mudas de plantas medicinais e aromáticas.

Redes sociais>