Você está aqui: Notícias > Plantas medicinais: Equipe do Horto Medicinal conscientiza população em Mundo Novo
Plantas medicinais: Equipe do Horto Medicinal conscientiza população em Mundo Novo
Publicado em: 18/04/2017 às 16:00
Na Unidade Básica de Saúde, estudantes ensinaram sobre os benefícios das plantas na prevenção de doenças
Com mais de quatrocentas espécies cultivadas num espaço de trinta mil metros quadrados, o Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar chama atenção não só pela sua grandiosidade, mas pelo princípio que segue, o de colaborar para a socialização do conhecimento. No início do mês, em mais uma ação social, um grupo de estagiários do projeto extensionista do curso de Farmácia foi ao munícipio de Mundo Novo/MS, onde conscientizaram os moradores quantos aos benefícios das plantas medicinais na prevenção de doenças.
O trabalho foi realizado em 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), na UBS (Unidade Básica de Saúde), com a equipe orientando sobre como fazer o uso deste recurso terapêutico com maior segurança e eficácia. Os estudantes também ensinaram como preparar o sal aromático (composto por orégano, alecrim e manjericão) e o aromatizador de ambiente.
Em outro momento, a equipe do Horto Medicinal, formado por estudantes do curso de Farmácia, aproveitou para fazer o teste de glicemia capilar e aferir a pressão arterial de todas as pessoas que estavam na UBS.
“Nosso propósito com esse tipo de ação é difundir entre a população os benefícios das plantas medicinais, repassando todos os conhecimentos científicos necessários para que as pessoas possam ter uma melhora na qualidade de vida”.
Expo Umuarama
A mesma ação social de orientação e conscientização também foi realizada durante a 43ª Expo-Umuarama, realizada entre os dias 9 e 19 de março. No espaço da Unipar chamado de Fazendinha, mais de 100 mil visitantes usufruíram dos serviços oferecidos pelos cursos da Instituição.
Lá, a equipe do Horto Medicinal, formado por estudantes de Farmácia, Engenharia Agronômica e do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, realizaram diversas atividades. Além de ensinar a fazer o sal aromático e o aromatizador de ambiente, que depois foram doados aos visitantes, a equipe também distribuiu mais de 200 mudas de plantas medicinais e aromáticas.