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PIM e PIBIM: Programas de Incentivo à Monitoria mobilizam cursos
Publicado em: 17/04/2017 às 16:00
Estudantes de Ciências Contábeis, Campus Umuarama, já começaram com as atividades
Com o objetivo de estimular os acadêmicos a dedicar mais tempo nos estudos fora da sala de aula, a Universidade Paranaense – Unipar investe em programas de monitoria, beneficiando vários em todos os seus sete Câmpus. São dois: o PIM (Programa Institucional de Incentivo à Monitoria) e o (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Monitoria).
Os acadêmicos selecionados no PIM, normalmente os que conseguem as melhores notas, recebem a incumbência de ajudar os colegas a eliminar dúvidas das disciplinas estudadas. As vantagens vêm em dose dupla: ao mesmo tempo em que promove a cooperação acadêmica entre alunos, professores e Instituição, o Programa colabora para despertar no monitor o interesse pela carreira docente.
Na sequência, vem outro benefício: depois que é selecionado para o PIM, o estudante pode participar do processo de seleção do Pibim. Se for aprovado, ele ganha uma bolsa, ou seja, um auxílio financeiro.
Em Umuarama, um dos primeiros cursos a fazer a iniciar os trabalhos é o de Ciências Contábeis. A entrega do material aos onze novos monitores – entre eles, sete bolsistas – aconteceu no Núcleo de Ciências Contábeis.
O acadêmico Ricardo Henrique Donadoni, selecionado no Pibim, considera a oportunidade um grande estímulo: “É a chance que vou ter para trocar experiência e enriquecer o conhecimento, pois quem ensina acaba aprendendo com mais intensidade; também é um ótimo preparo para quem pretende ser professor, que é o meu caso”.
O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, diz que é importante ressaltar, para os monitores, que a experiência passa a ser um diferencial no currículo, contando pontos na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
“Fazemos questão de destacar esta vantagem, que é valorizada pelos nossos monitores. Todos sabem que irão agregar mais conhecimento dos conteúdos e das experiências em atividades técnicas, didáticas e científicas das disciplinas componentes da matriz curricular”, afirmou.