Você está aqui: Notícias > Professora participa de programa da Capes sobre Letramento Digital
Professora participa de programa da Capes sobre Letramento Digital
Publicado em: 12/04/2017 às 16:00
A Escola de Altos Estudos oportuniza aos participantes terem aulas com professores estrangeiros de alto padrão
A professora da Universidade Paranaense, Tatiane Sousa Machado, participou recentemente da Escola de Altos Estudos, promovida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com o tema ‘Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização’, ela acompanhou o evento na Universidade Estadual de Maringá (de 20 a 31/03), onde faz doutorado.
As aulas foram ministradas pelos professores Daniel Cassany, da universidade espanhola Pompeu Fabra, e Sophie Bailly, da instituição francesa Université De Nancy. As aulas foram transmitidas por streaming para 15 programas de pós-graduação, em diferentes regiões do Brasil, e os materiais de estudo estão na plataforma wikispace, para consultas on-line.
Tatiane, que leciona nos cursos de Direito, Pedagogia, Odontologia, Sistemas de Informação e Letras/EAD, conta que o programa tem como objetivo oportunizar aulas com pesquisadores estrangeiros de alto padrão. “A disciplina apresentou estudos sobre o uso de diferentes tecnologias nas práticas de letramento acadêmico e digital utilizadas na França e na Espanha, levantando debate sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) podem ou não promover a autonomia do aluno”, esclarece.
A aula contribuiu, segundo a professora, para entender como a internet pode ser utilizada no meio acadêmico de maneira consciente. “Conforme a discussão dos participantes, a utilização da internet pode conduzir a uma formatação massiva dos indivíduos sem autonomia, se esse mecanismo for utilizado meramente como repositório de informações”, diz a docente. Para os participantes, é dever do docente abraçar decisões metodológicas de planejamento que promovam a interação semelhante à que se dá no mundo social, para assim elevar da qualidade dos relacionamentos com aluno, tanto no aspecto cognitivo, quanto no afetivo.