UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Clínica Odontológica da Unipar vai realizar triagem do projeto Dentista do Bem

Publicado em: 10/04/2017 às 15:00

Ação, que acontece no próximo dia 28, contempla crianças e jovens de baixa renda de todo o Brasil, com idade de 11 a 17 anos

Triagem será das 13h30 às 17h, na Unipar-Sede

No próximo dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o projeto Dentista do Bem, vinculado à ong Turma do Bem, vai realizar em várias cidades do Brasil mais uma edição da maior triagem Odontológica do mundo. O curso de Odontologia da Universidade Paranaense - Unipar mais uma vez é parceiro da iniciativa e a triagem em Umuarama vai acontecer na Clínica Odontológica da Unipar, das 13h30 às 17h.

O objetivo do projeto é selecionar jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito, proporcionando mais qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e cuidar da boca será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos”, explica a coordenadora regional da Turma do Bem, cirurgiã-dentista Naira Santana, ressaltando que “o acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”.

Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar documento de identidade e comprovante de residência e de matrícula em escola pública. No processo de triagem, o dentista voluntário fará um exame visual da condição bucal de cada jovem e preencherá uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um dossiê do adolescente com a ficha de avaliação. A seleção será feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Redes sociais>