UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Física na prática: Acadêmicos de Engenharia Civil montam protótipo de transformador

Publicado em: 06/04/2017 às 16:10

Atividade ajudou os estudantes a entender como funciona a energia e as leis da física

Alunos demonstram aos colegas como funciona o equipamento
Alunos demonstram aos colegas como funciona o equipamento
Alunos demonstram aos colegas como funciona o equipamento
Alunos demonstram aos colegas como funciona o equipamento
Professor Edward: “errando ou acertando, alunos estão aprendendo”
Estudante Lucas Zaura ajudou a fazer o trabalho

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, apresentou em sala de aula os trabalhos executados no primeiro bimestre. Um deles foi o protótipo de uma Bobina de Tesla – transformador ressonante capaz de gerar uma tensão altíssima com grande simplicidade de construção, inventado nos anos de 1890.

O equipamento de baixa frequência foi montado na disciplina de Física 2, com base nos conceitos de campo elétrico, campo magnético, indução, capacitância e potencial elétrico. “Essa bobina foi inventada no século 19 com intuito de demostrar e estudar vários conceitos, como a quebra da rigidez dielétrica do ar, os circuitos ressonantes e transmissão de energia pelo ar, ionização de gases e relâmpagos artificiais, e geração, transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas”, explica o professor Edward Galina, responsável pela disciplina.

Segundo ele, a atividade prática é essencial para que os alunos consigam memorizar o aprendizado. “Criando esta peça, eles puderam aplicar um pouco dos conteúdos vistos no curso. E, independente dos erros ou acertos, estão aprendendo, vendo como funciona um capacitor, a relação geral com a eletricidade e o campo magnético no mundo em que vivem”, exemplifica.

“Foi muito legal. O trabalho prático nos ajudou a entender como funcionam a energia e as leis da física”, comenta o estudante Lucas Zaura, enaltecendo que “durante a atividade foi possível assimilar mais sobre planejamento, separação de material, a construção e a execução, além da apresentação em sala de aula”.

Redes sociais>