Seminário debate importância do empreendedorismo no mercado de trabalho
Publicado em: 31/03/2017 às 16:00
Palestras com especialistas no assunto reuniram estudantes de todos os cursos da Unipar
Acadêmicos de todos os cursos da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, além de representantes da comunidade, participaram do Seminário Empreender com Inovação 2017. Realizado no auditório da Unipar, na terça e quarta-feira, 28 e 29, o evento faz parte de uma parceria da Universidade com o Sebrae no projeto Educação Empreendedora, visando despertar nos estudantes o espírito empreendedor.
A programação incluiu palestras com os consultores Alex França, que abriu as atividades com a palestra ‘Se beber, não empreenda’, Douglas Buettner, da Cais Coworking Toledo, e Sanderson Jorgenssen, da Valley Connection Toledo. O evento foi abrilhantado com apresentação musical de ex-alunos da Unipar.
O diretor da Unidade, professor Roberto Niero, abriu o Seminário destacando a importância da interdisciplinaridade para agregar mais conhecimento aos alunos. “Várias universidades já promovem esta integração de cursos, o que resulta em benefícios na formação dos alunos. E a Unipar também realiza ações neste sentido visando a complementação do aprendizado”, ressaltou, enaltecendo que o empreendedorismo é um tema que está em evidência e precisa ser trabalhado no ensino superior.
Para o consultor Alex França, a trajetória do empreendedor não é uma linha reta, mas o caminho seguido por um bêbado, a quem faz alusão em sua palestra. “É um caminho longo, tortuoso, cambaleante, com vários percalços, de cair, se machucar, se reerguer; esta é justamente a ideia do empreendedorismo. O sucesso do empreendedor não é ganhar dinheiro, ter muitos funcionários, e sim a jornada. Se você está buscando, se você está correndo atrás, cai e levanta, você será um empreendedor de sucesso”, enfatiza.
França acrescenta ainda que o empreendedorismo é necessário e está presente em todos os ramos de atividades, seja no empresarial, no terceiro setor, no funcionalismo público. “O importante é ter atitudes empreendedoras, e isso não é somente para os iluminados, é para qualquer pessoa, todos os dias”.
Segundo ele, a internet é a primeira grande obra que o ser humano construiu sem a utilização de mão de obra escrava ou remunerada e sua utilização é gratuita, por meio do compartilhamento de informações. “É algo que antigamente não se via. Antes quem dominava a informação tinha poder e quem tinha poder, tinha dinheiro. Entretanto, chegamos na era da informação que permite o compartilhamento e o empreendedorismo é a pedra fundamental para a próxima evolução”.
Conforme a professora Tânia Mendonça, do curso de Administração, o projeto de educação empreendedora da Unipar em parceria com o Sebrae está completando um ano de funcionamento, trazendo resultados bem positivos e com a participação dos alunos acima do esperado. “Estamos conseguindo bater nossas metas, pois é uma iniciativa que visa fomentar o empreendedorismo nos alunos, com palestras, troca de experiências, entre outras atividades. Com isso, estamos abrindo novas alternativas para a entrada deles no mercado de trabalho”.