UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Aula Magna discute Plano Diretor da cidade de Toledo e Legislação

Publicado em: 29/03/2017 às 16:00

Secretária de Planejamento, Maísa Kuhn Fazzolari, abordou tema com estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

Secretária de Planejamento compartilha conhecimentos com os estudantes
Secretária de Planejamento compartilha conhecimentos com os estudantes
Aula Magna reuniu alunos do primeiro ao quarto ano dos dois cursos
Aula Magna reuniu alunos do primeiro ao quarto ano dos dois cursos
Aula Magna reuniu alunos do primeiro ao quarto ano dos dois cursos
Secretária de Planejamento com os coordenadores dos cursos, Tiago Pigozzo e Raquel Machado

Cerca de 300 alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo participaram, na sexta-feira, 24, no anfiteatro da Unipar de Toledo, de Aula Magna, a qual marcou o início das atividades letivas de 2017. Organizada pelas coordenações dos dois cursos, a atividade contou com a presença da secretária de Planejamento de Toledo, Maísa Kuhn Fazzolari, que foi convidada para falar sobre o Plano Diretor do município, Código de Obras e Legislação para aprovação de projetos.

Segundo a secretária, o convite da Unipar foi muito importante por permitir estreitar os laços entre o município e a Universidade, além de possibilitar que os alunos tenham conhecimento da área. Ela lembrou que quando saiu dos bancos escolares não tinha este conhecimento, que é muito importante no dia a dia de trabalho no serviço público. Formada pela Unioeste, Maísa entrou na Prefeitura como estagiária e passou posteriormente a ocupar o cargo de secretária de Habitação e Urbanismo e, em seguida, o de Planejamento.

“Os futuros profissionais que aqui se formam tem a incumbência de transformar espaços públicos, e o conhecimento da legislação é importante, pois são ferramentas de uso diário. Para qualquer projeto de edificação, de uso do solo, existem regras, normas de legislação, por isso os profissionais precisam conhecer estas normas para definir os projetos”, explica a secretária. Segundo ela, não basta ter conhecimento da teoria sem ter o conhecimento da legislação – o que pode e o que não pode ser feito. “Enquanto profissional deparo-me diariamente intermediando o cliente e o município sobre o que pode e o que não pode ser feito em termos de intervenções em espaços públicos e privados”.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia, Tiago Pigozzo, a Aula Magna tem justamente o propósito de trazer algo mais aos alunos. “O convite à secretária e o tema proposto foi para despertar o interesse para um setor importante na formação dos estudantes, mas que não está previsto diretamente na grade curricular. São questões que devem estar presentes no dia a dia do futuro profissional”.

“A arquitetura está muito presente hoje nas questões urbanísticas da cidade e é importante que os estudantes complementem a sua formação também nesta área, entrando mais capacitados no mercado de trabalho”, complementou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Raquel Machado. 

Redes sociais>