Você está aqui: Notícias > Parceria: Unipar contribui para o sucesso da Expo-Umuarama
Parceria: Unipar contribui para o sucesso da Expo-Umuarama
Publicado em: 24/03/2017 às 17:00
Mais de 150 estudantes e professores se uniram no espaço Fazendinha para receber os visitantes com serviços de saúde, bem-estar, lazer e atividades educativas
Ainda repercute entre os organizadores e a população regional o sucesso de uma das maiores festas agropecuárias do Paraná, a Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama. Durante 10 dias, o Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega foi o palco da 43ª edição da festa e milhares de visitantes puderam conferir de perto exposições das novidades do setor do agronegócio e da indústria e comércio, leilões, shows, parque de diversões, gastronomia, rodeios, além de serviços e lazer.
Um dos grandes parceiros da Sociedade Rural na realização do megaevento foi a Universidade Paranaense, que mobilizou uma grande equipe – formada por mais de 150 estudantes e professores – para colaborar para que este sucesso fosse alcançado. Os trabalhos da Unipar se concentraram na ‘Fazendinha’, que, depois de ser recuperado e remodelado com ajuda da Unipar, foi um dos locais mais visitados da Feira.
Sob coordenação geral do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Unipar, equipes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Química Industrial ocuparam o espaço e ofereceram aos visitantes uma infinidade de ações sociais.
Crianças, adultos e idosos que por lá passaram foram recebidos com serviços de saúde e bem-estar e atividades educativas, como avaliação física, prevenção do câncer de mama, cultivo de plantas medicinais e distribuição de mudas, embelezamento e bem-estar, com massagem, design de sobrancelha, maquiagem, aferição de pressão e orientação sobre hipertensão arterial, aproveitamento integral dos alimentos e degustação, avaliação em saúde bucal, produção de aromatizador de ambiente (com sagu e essências) e de sal anti-hipertensivo e fabricação de sabão e detergente.
Teve ainda orientações de como limpar a caixa d´água residencial, pintura alternativa e produção de vasos de ervas aromáticas condimentares, exposição de animais do curso de Medicina Veterinária e demonstrações de como funciona o projeto Unileite.
“Com os serviços que a Unipar oferece em ações extensionistas, acredito que ajudamos a valorizar o evento; foram dias de muita dedicação de professores e acadêmicos, que abraçaram a causa”, diz a chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, informando que os espaços da Unipar na Fazendinha receberam mais de 30 mil visitantes.
A equipe da Unipar desenvolveu um trabalho exemplar também no evento Dia da Mulher Trabalhadora Rural, com palestras, orientações e serviços. Mais de 500 mulheres participaram. O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou.