Você está aqui: Notícias > Recepção Acadêmica: Eventos de boas-vindas despertaram euforia entre os estudantes
Recepção Acadêmica: Eventos de boas-vindas despertaram euforia entre os estudantes
Publicado em: 22/03/2017 às 16:40
Em todas as Unidades, calouros e veteranos foram recebidos por professores e diretores com atividades culturais; eventos foram promovidos pelas equipes da direção e do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante)
Animação e integração. Foi neste clima que os mais de 18 mil estudantes da Universidade Paranaense – Unipar começaram o ano letivo de 2017. Calouros e veteranos foram recebidos com atividades festivas e culturais, organizadas pelas equipes do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e diretorias das sete unidades. Os novos alunos também conheceram os projetos e os ambientes especiais dos cursos escolhidos. As aulas da Unipar começaram oficialmente no dia 13 de fevereiro, com as coordenações dos cursos dando boas-vindas às turmas e promovendo atividades dentro e fora da sala de aula. Confira:
Em Umuarama Mais de 900 pessoas, entre estudantes calouros e veteranos, professores e convidados da comunidade, lotaram o Teatro Unipar, na última sexta-feira, para prestigiar a apresentação do tenor italiano Fábio Valenti, que iniciou em Umuarama a turnê de shows pelo Brasil. Músicas de sua autoria e do cancioneiro popular italiano fizeram parte do repertório da apresentação, que durou quase duas horas; nos intervalos (a cada duas canções o tenor parava cerca de dez minutos), o Coro Unipar se apresentou. Para abrir o evento foi convidada a banda da Igreja Presbiteriana Independente, de Umuarama. A coordenadora do Piae, professora Giuliana de Oliveira Marson Teixeira, e o diretor geral do Câmpus Umuarama, Luiz Rômulo Alberton, ao se pronunciarem, destacaram a importância do evento.
No curso de Ciências Contábeis, os acadêmicos se reuniram para assistir apresentação musical e vídeo sobre a história da contabilidade no Brasil. Os novos alunos também receberam informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão, sobre o Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola/Empresa) e sobre o regulamento da graduação, como atividades complementares, carga horária e matriz curricular. Em outro momento, a ex-aluna Vania Thais Campos compartilhou um pouco das experiências acadêmicas e profissionais e o aluno do quarto ano, Marcus Galera, parabenizou os calouros por escolherem a Unipar e o curso de Ciências Contábeis, um dos mais tradicionais da Instituição. Ao final, foram sorteados livros, revistas científicas, camisetas e bolsas.
Já os alunos de Enfermagem assistiram às palestras Gênero e Enfermagem, ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia, professora Daniele Barreto, e Ética em Enfermagem, com a professora Daiane Cortes. Palestra também foi o ponto alto dos primeiros dias de aula de Sistemas de Informações, com o professor e consultor Marcelo José Wohlke, de Blumenau/SC, falando sobre ‘Business Intelligence’. Além de participar de atividades sobre integração curricular, as turmas de Estética e Cosmética também assistiram a palestras. O professor Ricardo de Melo Germano, da Unipar, foi convidado para falar sobre Neurofisiologia da Memória e a administradora Deisi Graziela Martins sobre Motivação: a chave para o sucesso. No auditório do Câmpus 3, uma banda formada por alunos animou a recepção acadêmica integrada dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Os professores se apresentaram e repassaram informações sobre as graduações, áreas de atuação e os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. A noite foi encerrada com um coffee break.
Em Paranavaí O DJ Juliano Simonetti e a banda Causa Própria, formada por acadêmicos e outras pessoas da comunidade, animaram o primeiro dia de aula com muita música. Direção, coordenadores, professores e funcionários deram as boas-vindas aos veteranos e calouros. No curso de Estética e Cosmética foi oferecido às turmas um workshop sobre maquiagem, ministrado pelo maquiador Alex Cezário.
Em Cianorte A música também alegrou a recepção acadêmica. Após receberem as boas-vindas do diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, veteranos e calouros se reuniram com os professores para apreciarem a apresentação dos alunos Larissa Guarato, de Administração, e Lucas Pavan Sartorato, de Direito, além do ex-aluno Alisson Caobianco e convidada Bianca Guarato Lima, que animaram a noite tocando e cantando sucessos da música nacional. Houve ainda distribuição de pipoca.
Em Francisco Beltrão A direção preparou uma programação especial para receber os acadêmicos. A animação ficou por conta do DJ Hemerson, que embalou o momento com muita música e show de luzes. Ao lado de professores e funcionários, o diretor Claudemir José de Souza deu boas-vindas às turmas e desejou sucesso a todos, ressaltando os diferenciais dos cursos e a estrutura acadêmica da Unipar. Os novos alunos também receberam informações sobre o Fies e de como participar dos projetos artísticos e culturais do Pibia. As turmas também foram presenteadas com pipoca, doces e salgados.
Em Guaíra O ano letivo começou com a diretora da Unidade, professora Juliane Maria Romani, coordenadores e professores desejando boas-vindas aos calouros e veteranos, que se cumprimentaram já em clima de amizade. Em seguida, o show da banda Nova Geração animou a noite. Os novos alunos também conheceram a infraestrutura da Unipar, passando pelos setores administrativos e os projetos de extensão dos cursos, como Sajug e o Centro de Estética e Cosmética. Também fizeram um tour pelo Prove, Piae, biblioteca e laboratórios. No intervalo, todos ganharam sorvete.
Em Cascavel Neste primeiro encontro das turmas dos primeiros anos, os acadêmicos foram parabenizados por terem escolhido a Unipar para a sua formação profissional e foram convidados a conhecer um pouco dos setores da Unipar, projetos de extensão e programas institucionais. Grandiosa, a instituição tem 40 anos de ensino de qualidade no Paraná e há 17 anos está marcada também na história de Cascavel, sendo umas das mais expressivas do Estado. Os professores Adriane Uecker (Administração) e Raphael Sahd (Biomedicina), expositores da noite, falaram dos diferenciais da Unipar e tiraram dúvidas quanto à hierarquia e normas institucionais, frequência do aluno nas aulas, avaliações, regulamento do regime disciplinar, horas complementares, funcionamento e prazos da secretaria acadêmica e biblioteca, que conta acervo de 66 mil obras catalogadas.
Em Toledo O diretor, professor Roberto Ferreira Niero deu às boas-vindas aos estudantes, que fizeram posteriormente um tour pela Instituição. Os calouros foram recebidos no auditório do Câmpus com uma explanação sobre a estrutura e funcionamento da universidade e depois foram ao tour, para conhecer espaços como laboratórios, salas de apoio, coordenações de cursos e biblioteca. O evento contou com o apoio da Atlética Lobão e Escola de Idiomas Rockfeller, entre outros incentivadores. Aos novos alunos, o diretor afirmou que os acadêmicos podem esperar o de sempre da Unipar: uma universidade arrojada, comprometida com a educação, com a qualidade do ensino. “Esta é a nossa maior filosofia, que vem ao encontro da realidade do mercado. A Unipar hoje é uma das maiores universidades do sul Brasil e está entre as melhores na colocação de profissionais no mercado de trabalho”, reforçou. O primeiro dia de atividades na Instituição, acrescentou ele, também serve aos estudantes para um primeiro contato com a matriz curricular e para sanar dúvidas dos novos alunos, inclusive aqueles que não têm tanta certeza do curso que pretendem fazer. Segundo ele, é possível fazer a transferência de um curso para outro, em alguns casos, dependendo da disponibilidade de vagas.
Expectativas As calouras do curso de Estética e Cosmética, Gleice Nascimento Trevisan, 22 anos, e Luiza Zanetti, 17 anos, estão cheias de expectativas com relação ao curso que deverão começar. Gleice, de Assis Chateaubriand, disse que sempre se interessou pela área e viu no curso superior da Unipar a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos e abrir no futuro o seu próprio negócio.
Luiza, de Vera Cruz do Oeste, embora com apenas 17 anos, tem bem claro o que espera da universidade. Ela quer ter uma boa formação para abrir no futuro a sua clínica particular e ser reconhecida no mercado de trabalho.