UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pedagogia: Curso promove aula experimental utilizando metodologias ativas

Publicado em: 17/03/2017 às 15:00

Investir cada vez mais neste método está entre as metas do curso para este ano

Acadêmicos participam de aula experimental pautada em metodologias ativas
Acadêmicos participam de aula experimental pautada em metodologias ativas
Acadêmicos participam de aula experimental pautada em metodologias ativas
Acadêmicos participam de aula experimental pautada em metodologias ativas
Professora Rosemari Szezerbatz com acadêmico durante a aula experimental

Prezando pelo ensino de qualidade e cada vez mais conectado com os novos tempos, a Universidade Paranaense – Unipar investe em métodos modernos de ensino. As metodologias ativas, que têm como proposta colocar o aluno como principal agente responsável pelo aprendizado, foi o método escolhido para uma aula experimental, promovida pelo curso de Pedagogia da Unidade de Umuarama.

A aula foi uma iniciativa da professora Rosemari Szezerbatz, com apoio da coordenação do curso. Segundo ela, o curso já havia realizado aulas pautadas nas metodologias ativas, mas neste ano o objetivo é expandir.

“Queremos investir mais ainda para que o ensino e aprendizagem sejam integradores; são aulas que despertam o interesse do aluno, o que nos motiva ainda mais”, conta a professora, entusiasmada.

Como professora da disciplina de Didática, ela explica que o método é muito eficaz: “Podemos notar os resultados na prática; durante a aula, há muita interação entre professor e estudantes. Na Didática podemos não só trabalhar diretamente com esse conteúdo e ajudá-los a compreender suas vantagens, mas também como podemos aplicá-lo”, esclarece.

Ela lembra que sempre que se aplica uma prática diferente é necessário que haja um tempo para adaptação. “Realizamos a metodologia ativa em etapas, pois é importante ressaltar que os alunos sentem certa ‘necessidade’ de o professor ficar à frente, transmitindo o conteúdo; eles gostam de ouvir o professor”, relata.

Para ela essa adaptação é uma questão de tempo: “A maioria dos nossos acadêmicos trabalha, por isso não possui muito tempo para leitura e estudos prévios; eles ficam muitas vezes esperando apenas ouvir o professor durante as aulas”.

A professora Rosemari também alerta que, embora as metodologias ativas coloquem o estudante como ativo e responsável pelo próprio aprendizado, não isentam, em hipótese alguma, a ação do professor. “Na verdade, o professor deve estar ainda mais preparado para conduzir e mediar, não apenas a aula, mas as atitudes dos alunos frente ao conteúdo, incentivando-os no processo de construção do conhecimento”, destaca.

Redes sociais>