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Pedagogia: Curso promove aula experimental utilizando metodologias ativas
Publicado em: 17/03/2017 às 15:00
Investir cada vez mais neste método está entre as metas do curso para este ano
Prezando pelo ensino de qualidade e cada vez mais conectado com os novos tempos, a Universidade Paranaense – Unipar investe em métodos modernos de ensino. As metodologias ativas, que têm como proposta colocar o aluno como principal agente responsável pelo aprendizado, foi o método escolhido para uma aula experimental, promovida pelo curso de Pedagogia da Unidade de Umuarama.
A aula foi uma iniciativa da professora Rosemari Szezerbatz, com apoio da coordenação do curso. Segundo ela, o curso já havia realizado aulas pautadas nas metodologias ativas, mas neste ano o objetivo é expandir.
“Queremos investir mais ainda para que o ensino e aprendizagem sejam integradores; são aulas que despertam o interesse do aluno, o que nos motiva ainda mais”, conta a professora, entusiasmada.
Como professora da disciplina de Didática, ela explica que o método é muito eficaz: “Podemos notar os resultados na prática; durante a aula, há muita interação entre professor e estudantes. Na Didática podemos não só trabalhar diretamente com esse conteúdo e ajudá-los a compreender suas vantagens, mas também como podemos aplicá-lo”, esclarece.
Ela lembra que sempre que se aplica uma prática diferente é necessário que haja um tempo para adaptação. “Realizamos a metodologia ativa em etapas, pois é importante ressaltar que os alunos sentem certa ‘necessidade’ de o professor ficar à frente, transmitindo o conteúdo; eles gostam de ouvir o professor”, relata.
Para ela essa adaptação é uma questão de tempo: “A maioria dos nossos acadêmicos trabalha, por isso não possui muito tempo para leitura e estudos prévios; eles ficam muitas vezes esperando apenas ouvir o professor durante as aulas”.
A professora Rosemari também alerta que, embora as metodologias ativas coloquem o estudante como ativo e responsável pelo próprio aprendizado, não isentam, em hipótese alguma, a ação do professor. “Na verdade, o professor deve estar ainda mais preparado para conduzir e mediar, não apenas a aula, mas as atitudes dos alunos frente ao conteúdo, incentivando-os no processo de construção do conhecimento”, destaca.