Curso de Sistemas de Informação coloca em prática metodologias ativas
Publicado em: 14/03/2017 às 17:00
Acadêmicos participaram de palestras e desenvolveram trabalhos e apresentações
Sempre pensando em trazer novidades no aprendizado para transformar a dinâmica em sala de aula, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, está inovando nas metodologias educacionais.
Após os professores passarem por capacitação, em 2016 e no início deste ano, em oficinas TICs Google e sobre o uso das metodologias TBL (Team Based Learning)– do inglês Ensino Baseado em Equipes - oferecidas pelo Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior), o curso está aplicando as metodologias ativas de aprendizagens com os acadêmicos.
“Estamos aderindo porque os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não conseguem mais atender as expectativas dos acadêmicos; as metodologias ativas propõem desafios a serem superados por eles, trazendo, assim, uma dinâmica diferente na sala de aula”, ressalta a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.
Ela explica que essa nova metodologia coloca o acadêmico no centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do seu conhecimento: “Isso faz com que o acadêmico ocupe o lugar de sujeito na construção do conhecimento, colocando o professor como facilitador e orientador desse processo; o grande desafio é aperfeiçoar a autonomia individual e uma educação capaz de desenvolver uma visão do todo”.
Para colocar em prática, várias atividades com este novo formato estão sendo aplicadas desde o início das aulas; uma delas foi o Workshop de Informática, que convidou egressos, que desenvolveram excelentes trabalhos de conclusão de curso, para falar sobre o projeto e suas experiências (em 20/02).
Também foi desenvolvida uma atividade em grupo, entre todas as turmas, com o objetivo de fazer com que os acadêmicos refletissem sobre os trabalhos apresentados. Cada grupo recebeu dois trabalhos de conclusão de curso, que serviram como fundamentação para a discussão; após um estudo minucioso, as equipes foram convidas para apresentar suas reflexões.
A coordenadora destaca que o auge da atividade foi o momento da apresentação, em que os acadêmicos fizeram sugestões de melhorias dos projetos, apontando pontos positivos e negativos: “Os professores ficaram impressionados e encantados com os resultados e a maturidade dos apontamentos dos acadêmicos; cada projeto foi avaliado de forma minuciosa e todos participaram de forma efusiva, demonstrando muito interesse em participar e dar sugestões. A participação dos professores também foi expressiva, o que deu um caráter de entrosamento e comprometimento de todos os docentes”.
Para o acadêmico do 3° ano, Alex Vidotti Fornazieri, o uso desta nova metodologia no curso é “simplesmente incrível”. Ele acredita que os trabalhos em grupo, em conjunto com a integração entre turmas, disciplinas e até mesmo cursos, ajudam a deixar tudo mais interessante: “É muito importante instigar o ‘pensar fora da caixinha’, pesquisar por novas áreas e tecnologias, olhar por outro ângulo, valorizar o social, o humano e ter aquelas discussões que enriquecem”.
Ele diz ainda que já tinha ouvido falar sobre este novo método sendo utilizado por grandes empresas, dentre elas o Google e universidades de fora, mas nunca pensou que veria isso no curso.
“Os resultados estão sendo excelentes! Logo no primeiro mês, em uma sexta-feira, véspera de feriado prolongado, um colega de turma veio me perguntar sobre temas legais para abordar em um artigo científico: eu achei fascinante, prova de que tudo isso está realmente dando certo. Estou torcendo para que essa sinergia não pare por aqui; espero participar de mais cursos utilizando essas metodologias, quero ver a Unipar mais integrada, atuando em parceria com outras universidades... estou adorando!”, enfatiza Alex.