Você está aqui: Notícias > Expo-Umuarama: Encontro reuniu mais de 500 mulheres no sábado
Expo-Umuarama: Encontro reuniu mais de 500 mulheres no sábado
Publicado em: 14/03/2017 às 16:50
Evento foi organizado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, e coordenadorias de cursos de graduação da Unipar
Cerca de 550 mulheres de 32 cidades da região participaram neste sábado (11) de uma programação especial na Expo-Umuarama. Foi o encontro ‘Dia da Mulher Trabalhadora Rural’, que chega a sua 4ª edição.
O vice-presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Cid Clay Gabarrão, explica que neste ano o evento ganhou maior proporção devido às parcerias formalizadas. Ele Lembra que o encontro visa a valorizar a força da mulher do campo. “Há muitos anos organizamos eventos na área de agropecuária que sempre tiveram a participação apenas de homens. Por isso decidimos criar este dia específico para mulheres, para que elas tenham mais interesse em participar e se envolver com as questões da propriedade, pois quando elas estão à frente, a gestão da propriedade é muito melhor”, ressaltou.
O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, o chefe do núcleo regional da Seab, José Antônio de Andrade Duarte, e o gerente regional da Emater, José Jaime de Lima, ressaltaram a importância do encontro e o objetivo central, que é valorizar o trabalho desempenhado pela mulher do campo.
A realização do encontro é da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), em parceria com a Sociedade Rural, Unipar e Emater.
O Governo do Estado, via Seab, aportou recursos para a realização do evento. Já a Unipar disponibilizou cerca de 150 acadêmicos e professores para os serviços prestados e organização.
Durante a manhã as mulheres participaram de palestras. Uma delas, dedicada à saúde da mulher, foi ministrada pelo professor Alessandro Perondi, do setor de Enfermagem da Unipar de Francisco Beltrão. “Para se ter uma vida saudável é necessário ter equilíbrio e isso só conseguimos aliando o bem-estar físico, mental, social e espiritual”, destacou o palestrante.
Após o almoço, as mulheres tiveram atividades práticas nas áreas de Estética e Cosmética, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Odontologia, Química, Farmácia e Medicina Veterinária.
Ações sociais desenvolvidas pela Unipar
Na ação coordenada pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, a Unipar levou para o Parque de Exposições uma equipe de 150 acadêmicos e professores, de Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Estética e Cosmética, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Química Industrial.
Avaliação física, câncer de mama, cultivo de plantas medicinais e distribuição de mudas, embelezamento e bem-estar, com massagem, design de sobrancelha, maquiagem, aferição de pressão e orientação sobre hipertensão arterial, aproveitamento integral dos alimentos e degustação, avaliação em saúde bucal (no ônibus/consultório da Fundação Morena Rosa), produção de aromatizador de ambiente (com sagu e essências) e de sal anti-hipertensivo e fabricação de sabão e detergente foram assuntos das oficinas oferecidas.
As mulheres, em grupo, puderam passar por todas; também puderam conversar com os acadêmicos para tirar dúvidas e usufruir dos serviços. “Foi uma interação bastante produtiva”, diz a chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar. Ela ficou muito satisfeita com o resultado dos trabalhos: “Professores e acadêmicos abraçaram a causa e, com muita responsabilidade e empenho, permitiram que acontecesse, logo de início do ano letivo, um evento grandioso e de relevante caráter social, que fez a Unipar brilhar ainda mais nesta Expo-Umuarama”.
O sucesso do evento de sábado foi alcançado, segundo ela, graças a uma série de tarefas realizadas às vésperas. “Muitas equipes tiveram que preparar material para distribuir, o que fez com que os esforços coletivos começassem bem antes”, destaca.
Exemplos que chamaram a atenção: A equipe de Farmácia/projeto Horto Medicinal confeccionou 400 saquinhos de sal aromatizado (de 100g), anti-hipertensivo (usaram 80 quilos de sal); a equipe da Engenharia Agronômica, Nutrição e Farmácia confeccionaram 300 vasinhos com garrafa pet e presentearam as mulheres com uma muda de uma erva, plantada na hora; e outra equipe de Farmácia, que trabalhou com essências, produziu 500 sachês para distribuição.
O curso de Estética e Cosmética recebeu apoio da loja Make-Umuarama (da galeria Burle Marx), que doou os produtos de maquiagem usados no embelezamento das mulheres.
E o ator Luiz Fernando Guarnieri, coordenador de projetos de arte e cultura da DEGCD, fez as mulheres rirem muito com esquete cômica. A peça abrilhantou o encerramento da primeira fase do encontro. A programação também incluiu música. Tocaram e cantaram para as produtoras rurais Janser Oliveira, Carolina Coelho e Silvano Martins.