Você está aqui: Notícias > Dia dos Pais: Comemorações foram alegres e emocionantes
Dia dos Pais: Comemorações foram alegres e emocionantes
Publicado em: 09/08/2010 às 17:00
Em todos os Campi foram realizados eventos de homenagem aos pais funcionários e pais professores
Conta a história que o Dia dos Pais surgiu em Washington/EUA, da ideia de Sonora, filha que quis homenagear seu pai, após vê-lo criar seis filhos com o falecimento da esposa, durante o parto da sexta criança. A primeira comemoração aconteceu em 19/6/1910, aniversário de seu pai. Após a disseminação pelo mundo, foi comemorado pela primeira vez no Brasil em 1953. A data tão especial nunca passa em branco na Universidade Paranaense – UNIPAR. Em todos os Campi é comemorada com muitas homenagens. Todos, também, ganham uma lembrança da Reitoria. Este ano ganharam um kit de chaves de ferramenta.
Em Umuarama
No Campus-Sede, a data foi comemorada com um café da tarde realizado no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, na sexta-feira. O evento foi organizado pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Os convidados foram recepcionados pelo diretor do Campus, professor Nilvio Ourives, que homenageou os pais, enfatizando a importância da família na vida de cada um. No período da noite, um culto também foi realizado com ‘pais alunos’ e professores. A coordenadora do Piae, professora Ana Paula Cruz, acompanhou os trabalhos. Mais homenagem: O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética vai oferecer, via projeto de extensão, quick massage, massagem relaxante e shiatsu para homenagear os pais. Tudo free, do dia 10 a 20 de agosto.
Em Cianorte
No Campus de Cianorte os pais foram recepcionados com uma confraternização, mensagens sobre a data especial, clip retrospectivos com fotos dos colaboradores de anos anteriores e entrega de presentes. A organização ficou por conta do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Prove (Programa de Valorização da Educação). A diretora, professora doutora Miriam Fecchio Chueiri, conduziu o evento, conclamando a todos para repensarem sobre os valores do homem e do pai na construção da família e da sociedade.
Em Guaíra
No Campus Guaíra, animação também não faltou no café da tarde organizado pelo Piae, Prove e direção do Campus. O diretor, professor Francisco Mendes, discursou aos presentes e entregou as lembranças da Reitoria. Uma bela mensagem também foi exibida em homenagem aos pais.
Em Toledo
Arte e música tomaram conta da homenagem no Campus Toledo. A Companhia de Dança da UNIPAR realizou apresentações e Daniel, músico da cidade, tocou canções no violino. Lembranças enviadas pela Reitoria foram entregues pelo diretor, professor Leonildo Bagio. Um delicioso café colonial também foi servido para cerca de sessenta pais.
Em Cascavel
Para brindar a data especial, a direção do Campus Cascavel e o PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) organizaram um jantar de confraternização, no Restaurante Santo Canto. O cardápio foi ‘costela no bafo’. Entre os convidados foi sorteado um almoço no Santo Canto e uma viagem para a cidade das Cataratas, com hospedagem em luxuoso hotel de Foz do Iguaçu e direito a acompanhante. O presente foi oferecido pela Unitur – Agência de Viagens Modelo da Unipar. Os pais também receberam mimo enviado pela Reitoria. Ao término do jantar, a coordenadora setorial do PIAE, psicopedagoga Luciane Hinterholz, apresentou uma emocionante mensagem, mostrando que os filhos crescem e saem de casa, deixando a saudade de quando eram crianças. A diretora do Campus, professora Débora Venturin, recepcionou os convidados. Segundo ela, a passagem do Dia dos Pais é sempre marcante, pela figura que representa na vida dos filhos: “Pai é amor, compreensão, limites e principalmente exemplo”.
Em Francisco Beltrão
No Campus Francisco Beltrão, a comemoração aconteceu na quarta-feira (5/8) e reuniu pais de todos os setores, na sala dos professores. O evento foi organizado pelo Piae e direção do Campus, que prepararam um momento de descontração, com mensagens, música e um lanche muito especial. Os ‘heróis’ também receberam rosas amarelas e os cumprimentos de todos os funcionários da Instituição pela passagem da data. Na noite de sexta-feira, as homenagens seguiram com a apresentação musical do grupo Tom Maior, com direito a música de composição própria a todos os pais. A letra foi escrita pelo acadêmico Daniel Schossler, do 3º ano do curso de Administração, que é integrante do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).