UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar comemora posse de Osmar Serraglio como ministro da Justiça

Publicado em: 08/03/2017 às 16:00

Serraglio ajudou a estruturar e montar um dos cursos mais tradicionais da Universidade Paranaense, o de Direito, tornando-se por muitos anos diretor da área

Ao lado do presidente Temer, Osmar Serraglio assina termo de posse como novo ministro da Justiça
Serraglio e o presidente Michel Temer, em Brasília
Serraglio e o presidente Michel Temer, em Brasília
O Reitor Carlos Eduardo Garcia com a família de Serráglio e o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho

O depu­tado federal Osmar Serra­glio, que tomou posse como novo ministro da Justiça, tem sua base eleitoral em Umuarama, mas por ter familiares em Francisco Beltrão sempre manteve um vínculo mui­to forte com a região. Foi um dos interlocutores para trazer para o Sudoeste o câmpus da Universidade Paranaense. O parlamentar também foi, por muitos anos, professor da Unipar de Umuarama e, na década de 80, junto com os fundadores da Instituição, Neiva e Cândido Garcia, ajudou a estruturar e montar um dos cursos mais tradicio­nais da Unipar, o de Direito, tornando-se diretor da faculdade.

No decorrer dos anos, expandiu o sucesso do curso de Direito para as outras unidades universi­tárias, de Cianorte, Para­navaí, Guaíra, Toledo e Cascavel. Professor empe­nhado, dedicado e focado, auxiliou o curso de Direito a tornar-se referência na área jurídica no País, com avaliações excelentes nos diversos rankings univer­sitários e junto ao Minis­tério da Educação.

No ano de 2000, traba­lhou e empenhou-se na missão, com o então Reitor Cân­dido Garcia, em trazer o que existe de melhor em educação superior para o Sudoeste do Paraná, região carente à época de uma grande universidade. O deputado Osmar enten­deu a importância de uma universidade para auxiliar na transformação, através da educação, da região. Fez isso também para demonstrar o carinho que tem pela cidade, considerando que em Francisco Beltrão residiam, e ainda residem, seus familiares, que traba­lham na geração de empre­go e renda, e, mais do que isso, são verdadeiramente apaixonados pela cidade e pela região.

Inicialmente, a Universidade Paranaense instalou-se no Shop­ping Aquarius, para em se­guida mudar-se para a Ave­nida Júlio Assis Cavalheiro, em prédio próprio. O deputado Osmar Serra­glio e o doutor Candinho, para conduzir o processo de implantação da nova uni­dade da Unipar, colocaram uma das mais tradicionais professoras de Francisco Beltrão, e irmã do deputado, professora Odete Serraglio, que não mediu esforços na condução dos trabalhos de ampliação, construção de prédios, laboratórios, au­mento do número de cursos e, principalmente, na aber­tura de diversos projetos de extensão que atendem a comunidade de Francisco Beltrão e região, como a As­sistência Jurídica Gratuita, Clínica de Nutrição, Labo­ratório de Análises Clínicas e o Centro Integrado de Apoio a projetos empresariais.

Osmar Serraglio, sem­pre discreto, ajudou a tor­nar Francisco Beltrão polo educacional e, a cada novo curso implantado na Uni­par, novos atendimentos à comunidade, fez da unidade universitária uma referência para o Sudoeste do Paraná.

O diretor atu­al, professor Claudemir José de Souza, diz que seu orgulho não cabe dentro do peito: “O Osmar Serraglio e a professora Odete Serra­glio muito me ensinaram e me mostraram o quanto a educação pode transfor­mar a vida das pessoas e trazer o crescimento para a região, como trouxe e continua trazendo”.

O fato é mesmo para ser comemorado, endossa o Reitor Carlos Eduardo Garcia, que foi a Brasília prestigiar a posse: “Neste momento de ale­gria, nós da Universi­dade Paranaense estamos imensamente orgulhosos por nosso ex-professor, ex-diretor, ex-assessor, acima de tudo, nosso grande amigo ter conquistado este cargo. Sabemos que vitórias só vêm para as pessoas que lutam, portanto esta é muito merecida, pois representa o reconheci­mento da capacidade, da inteligência de Serraglio, que, em toda a sua carreira acadêmica e política foi exemplar”.

Redes sociais>