Você está aqui: Notícias > Unipar comemora posse de Osmar Serraglio como ministro da Justiça
Unipar comemora posse de Osmar Serraglio como ministro da Justiça
Publicado em: 08/03/2017 às 16:00
Serraglio ajudou a estruturar e montar um dos cursos mais tradicionais da Universidade Paranaense, o de Direito, tornando-se por muitos anos diretor da área
O deputado federal Osmar Serraglio, que tomou posse como novo ministro da Justiça, tem sua base eleitoral em Umuarama, mas por ter familiares em Francisco Beltrão sempre manteve um vínculo muito forte com a região. Foi um dos interlocutores para trazer para o Sudoeste o câmpus da Universidade Paranaense. O parlamentar também foi, por muitos anos, professor da Unipar de Umuarama e, na década de 80, junto com os fundadores da Instituição, Neiva e Cândido Garcia, ajudou a estruturar e montar um dos cursos mais tradicionais da Unipar, o de Direito, tornando-se diretor da faculdade.
No decorrer dos anos, expandiu o sucesso do curso de Direito para as outras unidades universitárias, de Cianorte, Paranavaí, Guaíra, Toledo e Cascavel. Professor empenhado, dedicado e focado, auxiliou o curso de Direito a tornar-se referência na área jurídica no País, com avaliações excelentes nos diversos rankings universitários e junto ao Ministério da Educação.
No ano de 2000, trabalhou e empenhou-se na missão, com o então Reitor Cândido Garcia, em trazer o que existe de melhor em educação superior para o Sudoeste do Paraná, região carente à época de uma grande universidade. O deputado Osmar entendeu a importância de uma universidade para auxiliar na transformação, através da educação, da região. Fez isso também para demonstrar o carinho que tem pela cidade, considerando que em Francisco Beltrão residiam, e ainda residem, seus familiares, que trabalham na geração de emprego e renda, e, mais do que isso, são verdadeiramente apaixonados pela cidade e pela região.
Inicialmente, a Universidade Paranaense instalou-se no Shopping Aquarius, para em seguida mudar-se para a Avenida Júlio Assis Cavalheiro, em prédio próprio. O deputado Osmar Serraglio e o doutor Candinho, para conduzir o processo de implantação da nova unidade da Unipar, colocaram uma das mais tradicionais professoras de Francisco Beltrão, e irmã do deputado, professora Odete Serraglio, que não mediu esforços na condução dos trabalhos de ampliação, construção de prédios, laboratórios, aumento do número de cursos e, principalmente, na abertura de diversos projetos de extensão que atendem a comunidade de Francisco Beltrão e região, como a Assistência Jurídica Gratuita, Clínica de Nutrição, Laboratório de Análises Clínicas e o Centro Integrado de Apoio a projetos empresariais.
Osmar Serraglio, sempre discreto, ajudou a tornar Francisco Beltrão polo educacional e, a cada novo curso implantado na Unipar, novos atendimentos à comunidade, fez da unidade universitária uma referência para o Sudoeste do Paraná.
O diretor atual, professor Claudemir José de Souza, diz que seu orgulho não cabe dentro do peito: “O Osmar Serraglio e a professora Odete Serraglio muito me ensinaram e me mostraram o quanto a educação pode transformar a vida das pessoas e trazer o crescimento para a região, como trouxe e continua trazendo”.
O fato é mesmo para ser comemorado, endossa o Reitor Carlos Eduardo Garcia, que foi a Brasília prestigiar a posse: “Neste momento de alegria, nós da Universidade Paranaense estamos imensamente orgulhosos por nosso ex-professor, ex-diretor, ex-assessor, acima de tudo, nosso grande amigo ter conquistado este cargo. Sabemos que vitórias só vêm para as pessoas que lutam, portanto esta é muito merecida, pois representa o reconhecimento da capacidade, da inteligência de Serraglio, que, em toda a sua carreira acadêmica e política foi exemplar”.