UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar doa animais empalhados para Secretaria do Meio Ambiente

Publicado em: 07/03/2017 às 17:30

Material passará a compor acervo do Parque das Aves; alunos da rede municipal de ensino vão estudar as peças

Material integrava acervo do curso de Biologia da Unipar
Material integrava acervo do curso de Biologia da Unipar
Material integrava acervo do curso de Biologia da Unipar
Material integrava acervo do curso de Biologia da Unipar
Professora Vaníria e a bióloga Lilian conferem material doado
Espécies doadas são de animais da fauna local
Espécies doadas são de animais da fauna local
Doações incluem répteis, mamíferos, aves e peixes

Cumprindo com seu papel de responsabilidade social, a Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, doou animais taxidermizados (empalhados), jogos educativos e também répteis (cobras) conservados em recipientes de vidro para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo. O material vai beneficiar alunos de sete escolas municipais.

A professora Vaniria Bianchi, que ministra as disciplinas de Bases Biológicas e Patologia nos cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia da Unipar, foi uma das articuladoras do pedido de doação. “Quando fiquei sabendo que o laboratório de Zoologia seria remanejado e desativado, solicitei que fosse doado esse material para o município”, conta Vaníria.

Ela explica que os animais empalhados foram atropelados ou encontrados mortos e depois trazidos para o laboratório da Unipar, onde foram utilizados pelos universitários para fins de estudos. As espécies doadas são todos animais da fauna local, como mamíferos, aves e peixes, que agora fazem parte do acervo da Secretaria de Meio Ambiente.

Ao todo, são 23 animais taxidermizados, três vidros com cobras e 13 jogos educativos. O material será utilizado em atividades de educação ambiental. “Nós precisamos de conhecimentos de ecologia para compreender a educação ambiental como um todo. E mesmo sendo a universidade uma Instituição privada, ela está sempre aberta a parcerias, contribuindo para levar conhecimentos a um maior número de pessoas”, acrescenta a professora.

Para a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Queli Ferreira Cardoso, a doação será muito útil na formação dos alunos da rede municipal de ensino. “Embora não seja uma coleção científica, é uma coleção pedagógica com espécies da fauna nativa paranaense ou de regiões próximas que vai permitir aos alunos conhecer mais sobre estes animais”, ressalta.

O material ficará no acervo do Parque das Aves, frequentado por estudantes e seus familiares, os quais não tem contato frequente com esta diversidade de espécies. 

Redes sociais>