Você está aqui: Notícias > Unipar doa animais empalhados para Secretaria do Meio Ambiente
Unipar doa animais empalhados para Secretaria do Meio Ambiente
Publicado em: 07/03/2017 às 17:30
Material passará a compor acervo do Parque das Aves; alunos da rede municipal de ensino vão estudar as peças
Cumprindo com seu papel de responsabilidade social, a Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, doou animais taxidermizados (empalhados), jogos educativos e também répteis (cobras) conservados em recipientes de vidro para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo. O material vai beneficiar alunos de sete escolas municipais.
A professora Vaniria Bianchi, que ministra as disciplinas de Bases Biológicas e Patologia nos cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia da Unipar, foi uma das articuladoras do pedido de doação. “Quando fiquei sabendo que o laboratório de Zoologia seria remanejado e desativado, solicitei que fosse doado esse material para o município”, conta Vaníria.
Ela explica que os animais empalhados foram atropelados ou encontrados mortos e depois trazidos para o laboratório da Unipar, onde foram utilizados pelos universitários para fins de estudos. As espécies doadas são todos animais da fauna local, como mamíferos, aves e peixes, que agora fazem parte do acervo da Secretaria de Meio Ambiente.
Ao todo, são 23 animais taxidermizados, três vidros com cobras e 13 jogos educativos. O material será utilizado em atividades de educação ambiental. “Nós precisamos de conhecimentos de ecologia para compreender a educação ambiental como um todo. E mesmo sendo a universidade uma Instituição privada, ela está sempre aberta a parcerias, contribuindo para levar conhecimentos a um maior número de pessoas”, acrescenta a professora.
Para a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Queli Ferreira Cardoso, a doação será muito útil na formação dos alunos da rede municipal de ensino. “Embora não seja uma coleção científica, é uma coleção pedagógica com espécies da fauna nativa paranaense ou de regiões próximas que vai permitir aos alunos conhecer mais sobre estes animais”, ressalta.
O material ficará no acervo do Parque das Aves, frequentado por estudantes e seus familiares, os quais não tem contato frequente com esta diversidade de espécies.