UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes de Processos Gerenciais interagem em atividades práticas

Publicado em: 01/03/2017 às 15:00

Sustentabilidade empresarial, palestras motivacionais, atividades físicas, incentivo à leitura e ao consumo de água, network e reutilização de xerox engajaram as turmas

Com intuito de incentivar a leitura, estudantes arrecadam livros e os colocam na Geladeiroteca
Estudantes organizam as xerox de conteúdos vistos em anos anteriores
Atividades práticas integram alunos de todas as séries
Atividades práticas integram alunos de todas as séries
Atividades práticas integram alunos de todas as séries
Atividades práticas integram alunos de todas as séries

Na Universidade Paranaense – Unipar, a premissa de promover atividades dentro e fora da Instituição, nas quais o aluno tem a oportunidade de praticar as teorias aprendidas em sala de aula, é levada bem a sério pelos cursos de graduação. Durante todo o ano letivo, as coordenações realizam diversos eventos voltados a esse fim, fazendo com que as turmas vivenciem na prática a realidade da profissão.

Que o digam os alunos do curso de Processos Gerenciais da Unipar de Toledo. No ano passado, foram várias as atividades práticas das quais eles participaram. Em uma delas, a turma do segundo ano aprendeu mais sobre Sustentabilidade Empresarial.

O trabalho consistia na execução de ações que promovessem mais qualidade de vida para os acadêmicos do Câmpus. Então os alunos realizaram palestras motivacionais, deram dicas de exercícios físicos e alimentação saudável no intervalo das aulas, incentivaram a leitura e estudos, entre outras atividades.

“Uma organização sustentável não deve se preocupar apenas com o meio ambiente, mas também com seus colaboradores, clientes, rentabilizando seu negócio, mantendo boas parcerias com fornecedores e auxiliando a sociedade como um todo”, explica o professor Thiago Martins. “E o objetivo desta atividade foi mostrar ao nosso acadêmico que para concluir sua formação com excelência ele deve, além de estudar, ter mais qualidade de vida, como cuidar da sua saúde, das suas finanças, se socializar e ampliar o seu network”, ressaltou o docente.

Em outro trabalho, na disciplina de Tópicos Especiais em Gestão, os alunos do curso promoveram campanha para incentivar o consumo de água durante as atividades acadêmicas. A iniciativa veio após os estudantes constatarem, por meio de pesquisa, que a maioria dos acadêmicos da Unidade ingeria quantidade insuficiente de água, principalmente quando estavam na Universidade.

Então, com a colaboração de um acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, eles desenvolveram um aplicativo que ajuda o usuário a consumir mais água durante o dia. Identificado por ‘Água é Vida’, a ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play Store, pelo link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=aguaevida.projeto.mikeias.aguavida.

Outra campanha que animou as turmas foi a Geladeiroteca, realizada na disciplina de Tópicos Especiais em Gestão. Com intuito de incentivar a leitura, os alunos arrecadaram livros usados entre os colegas da Unipar e depois colocaram os exemplares dentro de uma geladeira desativada, que foi reformada e exposta na cantina. “Qualquer aluno pode retirar um livro para ler e depois repassá-lo para que, assim, outros também leiam”, afirma o professor Thiago Martins.

Ainda dentro da mesma disciplina, um grupo de estudantes pediu aos colegas de curso as xerox de conteúdos que já foram vistos em anos anteriores. Depois, todo o material foi doado àqueles que ainda não estudaram os mesmos conteúdos. “É um projeto que deu certo em outras universidades e resolvemos copiar. Além da economia de papel, prioriza também a economia financeira do aluno que não tem condições de gastar com as cópias. Sem contar a contribuição que proporciona à preservação do meio ambiente”, ressalta a acadêmica Sullamita Carvalho.

O tema empreendedorismo também foi bastante trabalhado. Divididos em grupos, os alunos do 1º ano foram desafiados a criar e planejar a viabilidade de seis ideias de negócios. Depois de prontos, os projetos foram apresentados aos colegas de curso, que na ocasião exerceram a função de investidores. A atividade serviu também para desenvolver na turma a oratória e o poder de persuasão.

Redes sociais>