Estudantes de Sistemas de Informação participam da ‘Campus Party Brasil’
Publicado em: 13/02/2017 às 16:40
Encontro é considerado o maior evento tecnológico do país; cerca de 80 mil jovens compareceram
Sempre antenados nas novidades, buscando aprimorar seus conhecimentos, os acadêmicos Alex Vidotti Fornazieri, Caroline Torsani Smecelato e Henrique Gilberto Correia de Souza e o egresso Emerson da Costa Schulze, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense- Unipar, Unidade de Paranavaí, participaram da ‘Campus Party Brasil’ (de 31/01 a 05/02).
A ‘Campus Party’ é considerada a maior experiência tecnológica do mundo e reúne jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Nesta décima edição, o evento atraiu cerca de 80 mil, no parque de exposições do Anhembi, em São Paulo, onde foi realizado. Lá, como sempre acontece, os jovens ficaram acampados durante os seis dias para não perder nenhuma das atividades agendadas. A programação foi de 600 horas de palestra, workshops e hackathons.
Hackathons são desafios para desenvolver soluções com apoio da tecnologia para problemas reais; o evento se uniu ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para realizar o The Big Hackathon. “Foram 100 horas de desafio para encontrar soluções tecnológicas para os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostas pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, conta a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner.
Para a acadêmica Caroline, participar do evento foi muito importante: “A palestrante Natalia Freires finalizou sua palestra com a frase do Walt Disney que diz que ‘Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los’. A partir dai pude entender que a Campus Party é um caminho para realizar nossos sonhos, pelo fato de ser um evento que proporciona contato com empresas e pessoas que nos oferecem oportunidades e conselhos. Outro ponto interessante do evento é o estímulo que ocorre nas áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital”.
Para o acadêmico Alex Vidotti Fornazieri, “a experiência foi incrível”, pois diz que teve oportunidade de assistir a campeonatos de robôs, drones, simuladores, de fazer contato com celebridades do mundo geek e de ouvir palestrantes renomados, das mais diversas áreas da tecnologia e empreendedorismo. “Esse é o lugar certo para quem procura conhecer novas tecnologias, para quem precisa de apoio técnico, de mentoria”, aconselha.
O acadêmico ficou fascinado com o mundo de experiência tecnológica apresentado: “Ideias incríveis surgiam a todo o momento e em poucos minutos já se tinha parcerias para planejar e executar; e foi exatamente o que aconteceu conosco: após uma visita no estande da John Deere fomos para a bancada e em poucos minutos saíram ideias para quatro TCCs distintos dentro do mesmo projeto de pesquisa na área de tecnologia e agricultura”.
A seu ver, os objetivos da ‘Campus Party’ – que foram difundir a cultura tecnológica e despertar e fomentar a inovação e o empreendedorismo – “foram cumpridos e muito bem”.
Para a professora Claudete Werner, a participação dos acadêmicos da Unipar foi admirável: “É um orgulho para o curso ter tido acadêmicos nesse evento grandioso; acredito que para todos a ‘Campus Party’ proporcionou uma experiência única ao vivenciarem tantas inovações tecnológicas, fato que, com certeza, os fez progredir profissional e intelectualmente”. Agora, ela espera que o quarteto compartilhe essas experiências com os colegas do curso.