UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Palestra e oficinas do Pró-Magíster: Aulas na Unipar começam nesta segunda

Publicado em: 10/02/2017 às 17:00

Nas sete Unidades da Instituição, acadêmicos estão sendo aguardados com muita alegria

Recepção: Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, abriu palestra que reuniu todos os professores da Instituição
Paulo Henrique Tomazinho, que ministrou as palestras na Unipar
Professores de todos os cursos, de graduação e pós, participaram da palestra e das oficinas
Professores da Unidade de Toledo participam, via webconferência, da capacitação continuada
Professores da Unidade de Toledo participam, via webconferência, da capacitação continuada

Professores e gestores da Universidade Paranaense aguardam com grande expectativa a chegada dos novos alunos e o retorno dos que já fazem parte do quadro discente da Instituição. São cerca de dezoito mil só em cursos de graduação. Nesta modalidade, a Unipar oferece 85, nas suas sete Unidades instaladas em Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão.

Para harmonizar ideias e propostas, os professores participaram de palestra (webconferência) e oficina durante a semana que passou. O evento ‘Capacitação Continuada Multicampi’, aberto pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia, colocou na pauta o tema ‘Métodos ativos de ensino’. O convidado foi o consultor Paulo Henrique Tomazinho, que é um dos cinco professores certificados do Google para ministrar treinamentos no Brasil. Ele é umuaramense e egresso do curso de Odontologia da Unipar.

Focado nas metodologias digitais, Tomazinho enfatizou que no processo de formação do aluno é importante que ele, o aluno, fique independente do professor, e este deve instruí-lo para aprender a aprender, usando das tecnologias disponíves: “A missão do professor é criar estratégias de ensino para transformar o aluno dependente em aluno interessado, depois em aluno envolvido e, por último, em aluno autônomo”.

Também salientou a importância do professor mudar de comportamento. “Hoje o professor é autoridade na sala de aula; o ideal é que ele, num primeiro momento, mude para professor motivador, depois facilitador, até chegar ao degrau delegador”. Segundo ele, há evidências científicas de que, quando o professor delega, o aluno aprende muito mais, refletindo melhoria substancial no processo ensino aprendizagem. “Uma aula interativa supera, e muito, a expositiva em relação à troca e assimilação de conhecimentos”, destacou. 

A palestra aconteceu no Teatro Unipar e, em conexão pelo Youtube da TV UP, foi transmitida para todas as Unidades. As oficinas abordaram o tema ‘Ferramentas de aprendizagem do Google’. Os eventos foram planejados e coordenados pelo Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior).

Os funcionários da Unipar também vão ter palestra para começar o ano letivo motivados. Tema e palestrantes já estão definidos: ‘A força do entusiasmo’, com o Professor Gretz, que já realizou pelo Brasil mais de cinco mil palestras, em mais de três mil empresas; é o palestrante mais premiado do país (um dos prêmios é o Top of Mind, na categoria palestrante do ano). A palestra, promovida pela Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas, também para professores, está agendada para a próxima sexta, 17, à tarde.

Neste momento, na Unipar, ganham ritmo mais intenso, também, as campanhas de pós-graduação. Na modalidade lato sensu (especialização e MBA), são mais de 110 cursos com inscrições abertas (confira no portal da Instituição); e na stricto sensu, estão abertas as inscrições para o mestrado e doutorado em Biotecnologia aplicada à Agricultura, que pode ser feita pela internet.

Redes sociais>