UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Iniciação Científica: Número de bolsas aumenta na Unipar

Publicado em: 04/08/2010 às 15:30

Com recursos do CNPq e Fundação Araucária, mais estudantes podem participar dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade Paranaense

Diego Girotto, que atua em pesquisa sobre universo radiofônico em Umuarama
Heverton de Oliveira, que participou de pesquisa no ano passado

Entre os compromissos mais importantes de uma universidade está a produção de conhecimentos para a sociedade, via projetos de pesquisa. O investimento nesse setor garante o status da Instituição, diferenciando-se neste ponto de outras IES (Instituições de Ensino Superior).

A UNIPAR tem direcionado boa parte do que arrecada na sustentação de seus mais de 130 projetos em andamento. Durante o ano todo, mais de cem professores doutores se concentram em estudos que contemplam todas as áreas de conhecimento. Muitos, relacionados a problemas das regiões em que a UNIPAR está inserida.

Estudantes também participam, pois os investimentos atingem programas de iniciação científica. Com recursos próprios, a UNIPAR mantém dois, o PIC (Programa de Iniciação Científica) e o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); e em convênio com o CNPq e Fundação Araucária, órgãos financiadores de pesquisa, oferece o Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica).

“Neste ano, pelo CNPq, receberemos 16 bolsas para repassar, sendo que no ano passado foram 13 e no anterior 10. Da Fundação Araucária, receberemos 24 bolsas, 8 a mais que em 2009”, comemora a diretora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Débora Sant’Ana. “Isso reflete o reconhecimento da seriedade com que a UNIPAR trata a iniciação científica e da qualidade dos nossos projetos”, defende, salientando que o aumento é muito significativo.

Com esta conquista, o time de estudantes na iniciação científica aumenta, na UNIPAR. Agora passa de 600 o número de contemplados: 395 pelo PIC, 100 pelo Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e 40 pelo Pebic. “Todos estes alunos, ao se formarem, terão um diferencial em seus currículos”, frisa a diretora, informando que a UNIPAR também investe no Pebic-Júnior (para estudantes do ensino médio).

Heverton de Oliveira, estudante de Direito, participou do Pibic no ano passado. “Foi uma experiência e tanto”, exclama. “Todo acadêmico deve buscar essa oportunidade de participar de projeto de pesquisa”, aconselha. O amigo dele, Diego Girotto, concorda. Na 3ª série do curso de Publicidade e Propaganda, Diego participa da iniciação científica desde o ano passado, quando atuou no PIC; este ano conquistou vaga no Pibic: “Estou colaborando numa pesquisa sobre o universo radiofônico em Umuarama. O trabalho é gratificante, pois estou aprendendo muito”.

Mais bolsas: Iniciação Tecnológica A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação comemora a inclusão da UNIPAR em um novo programa de bolsas do CNPq: o PIBITT. Segundo a diretora, professora doutora Débora Sant'Ana, a bolsa de iniciação tecnológica apoiará estudantes que tenham propostas de projeto na área de tecnologia, incluindo a biotecnologia. “São duas bolsas neste primeiro ano”, informa a diretora.

Redes sociais>