UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Estudantes e profissionais participam do Global Games Jam

Publicado em: 24/01/2017 às 14:00

Unipar de Toledo participou do evento de criação de jogos digitais pelo segundo ano consecutivo

Alunos e profissionais dividem-se em equipes para desenvolver os jogos em até 48 horas
João Gabriel participa do desafio pelo segundo ano consecutivo
Luiz Soares e Rodrigo do Espírito Santo trabalham em conjunto no desenvolvimento do jogo digital
Professor Sérgio com participantes durante as atividades do Global Games Jam, realizado na Unipar
Alunos são divididos em grupos para participar do desafio

Uma verdadeira maratona. 48 horas no computador para a produção de um jogo digital. Assim foi o Global Games Jam, evento internacional de jogos digitais, realizado na Universidade Paranaense, Unidade de Toledo. Com a participação de graduandos e ex-alunos da Unipar, além de profissionais e estudantes de outras universidades e do ensino médio, o desafio começou na sexta-feira, 20, e seguiu até domingo, 22.

Além de permitir a troca de conhecimento, a maratona tem como objetivo aguçar a criatividade dos participantes, auxiliar no desenvolvimento do trabalho em equipe, na convivência em um ambiente colaborativo, entre outras questões que o mercado de trabalho tanto exige.

Divididos em três equipes, em torno de 40 participantes criaram diversos tipos de jogos digitais. Luiz Soares Filho cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unipar e participou pela segunda vez do Global Games Jam. “É uma experiência bem interessante, oportunizando a prática do que aprendemos em sala de aula e a possibilidade de aprendermos ainda mais interagindo com outras pessoas”, define.

Para o colega de sala Rodrigo do Espírito Santo, “a gente aprende de uma forma mais leve e divertida; é como aprender brincando”. O coordenador do curso, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli, ressalta que a produção de jogos é mais uma área da tecnologia da informação que muitas vezes passa despercebida. “Então o evento vem que com essa proposta, a de estimular a criatividade dos participantes, fazendo com que alunos e até profissionais que já estão atuando no mercado passam a ver esta modalidade com outros olhos, não apenas como usuários, mas como programadores”.

O docente destaca ainda que a produção de jogos está ganhando um novo leque de possibilidades. “Os jogos deixaram de ser apenas entretenimento e hoje podem ser aplicados na área educativa, formando e qualificando pessoas. Com isso, eles abrem novas oportunidades e campos de trabalho para os profissionais que atuam na área de tecnologia da informação”.

Aluno do curso de Engenharia de Computação, da UTFPR, João Gabriel Gavron, também participou do evento de jogos digitais. “Estive no ano passado e voltei novamente. É muito legal poder participar, interagir com outras pessoas, conhecer outros profissionais, com habilidades diferentes e muito boas”, anima-se, afirmando que o evento internacional também contribui para a divulgação da cidade.

 

Redes sociais>