UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Prevenção: Colaboradores da Unipar participam de campanha contra a AIDS

Publicado em: 22/12/2016 às 15:20

Do Cedip, o assistente social Juarez Girollete trouxe informações quanto aos sintomas, tratamento e prevenção das IST

Unipar adere campanha de luta contra o HIV
Unipar adere campanha de luta contra o HIV
Unipar adere campanha de luta contra o HIV

Celebrado em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi marcado por ação também na Universidade Paranaense – Unipar, organizada pelo Comitê de Biossegurança. Palestra de conscientização foi promovida pelo assistente social Juarez Girollete, representando o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias).

O profissional conceituou o que é AIDS - doença causada pelo HIV, vírus que deixa o corpo fraco para uma série de outras doenças -, como se pega e quem pode ter – jovem, idoso, casado, solteiro, homem, grávida, qualquer pessoas que se relaciona sexualmente sem usar preservativo pode se infectar.

Também explorou os principais sintomas das infecções sexualmente transmissíveis, como corrimento, feridas, verrugas, dor no baixo ventre, dor ao urinar, mau cheiro e dor inguinal. Girollete falou das categorias e fatores que elevam o índice de exposição ao vírus HIV e das formas de transmissão.

A intenção também foi orientar quanto às diferenças entre AIDS e HIV, o que fazer em termos de cuidados, ampliação da prevenção, diagnóstico precoce, aderir ao tratamento e trabalhar o preconceito.

Focou, ainda, no âmbito da assistência (ambulatórios, farmácia especializada) e prevenção (vacinas para pessoas positivas por HIV, redução de danos, população vulnerável). Bastante relevante, enalteceu os direitos e deveres do portador de HIV, que agregam informação, saúde, tratamento, interromper a cadeia de transmissão HIV, diminuir gastos e custos, prolongar a vida e promover qualidade de vida.

“A discussão é importante pelo fato de alcançar um número maior de pessoas. A ideia é que os funcionários levem o assunto para seus familiares e ampliem a visão também dos jovens, pois, de acordo com dados, o HIV cresce no Oeste do Paraná”, ressalta a biomédica representante do Comitê, Mariane Casola, alertando para a importância de realizar o teste rápido para HIV, hepatite e sífilis.   

“O teste está disponível na rede de saúde e é gratuito, seguro e sigiloso. Previna-se”, orientou o assistente social. Também mencionou que o custo com o tratamento do HIV, por pessoa, é de 4 a 8 mil reais mensais.

Redes sociais>