Você está aqui: Notícias > Aula prática: Processos Gerenciais promove ‘Simulação Empresarial’
Aula prática: Processos Gerenciais promove ‘Simulação Empresarial’
Publicado em: 20/12/2016 às 16:00
Durante o ano, acadêmicos tiveram que administrar suas empresas e apresentar os resultados aos acionistas
Na busca de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, estudantes do curso de Processos Gerenciais da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, realizaram uma apresentação de simulação empresarial.
A atividade faz parte da disciplina ‘Simulação Empresarial’, ministrada pelo professor Anderson Fernandes; os alunos se dividiram em grupos e formaram oito empresas para concorrer entre si.
As equipes têm por objetivo analisar os cenários da empresa e suas variáveis, internas e externas, criados pelo professor. Em seguida, começam a tomar decisões.
“Todos devem ‘trabalhar’ nas áreas de vendas, finanças, produção e recursos humanos”, explica o professor, informando que, para isso, as equipes utilizam o software ‘Simulação Industrial’ da empresa Bernard Sistemas Ltda.
“Assim ‘trabalham’ no decorrer do ano letivo, fazendo o processamento periódico das decisões realizadas e, por fim, o ranking das empresas conforme cotação de suas ações na bolsa de valores”, explica Anderson.
Ao término das atividades da simulação, as empresas realizam a assembleia geral ordinária para apresentação aos seus acionistas, que são representados pelos alunos dos outros anos: “É o momento da demonstração da rentabilidade, endividamento, participação de mercado, volume de vendas, produtividade dos funcionários, estratégias bem-sucedidas, enfim, todas as experiências vividas ao longo do trabalho realizado”.
Para o professor, a simulação como ferramenta de aprendizado é importante pela característica multidisciplinar: “Ao conciliar teoria e prática, os acadêmicos alcançam uma visão holística do ambiente empresarial, o que os leva a exercitar requisitos necessários no mundo dos negócios”.
A coordenadora do curso, professora Dieine Cescon, parabenizou o professor Anderson pela inovação e os alunos pela dedicação: “O sucesso deste trabalho significa que inovar em sala de aula é fundamental”.