Você está aqui: Notícias > Unipar anuncia construção de novo prédio para o Centro de Psicologia Aplicada
Unipar anuncia construção de novo prédio para o Centro de Psicologia Aplicada
Publicado em: 19/12/2016 às 15:00
A obra com mais de dois mil metros quadrados foi autorizada pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia e teve início imediato
O Reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia, anunciou a construção de mais um prédio na unidade de Francisco Beltrão, para abrigar, entre outros projetos, o CPA (Centro de Psicologia Aplicada).
Já iniciada, a obra de 2.380 metros quadrados de área, que está localizada entre a Avenida Antônio de Paiva Cantelmo e Travessa Universitária, vai dar suporte a projetos de extensão universitária do curso de Psicologia.
O prédio deverá contar com três pavimentos; terá estacionamento, sala para motoristas, espaço para o Sajug, salas de aula e o CPA. “Trata-se de um dos mais modernos e adequados centros de Psicologia do Paraná, a exemplo do que a Unipar já possui em Umuarama e Cascavel. Além do CPA, o prédio contemplará ambientes diversos para atendimento à comunidade acadêmica e aos funcionários e mais salas de aula, que se somarão às 73 salas já existentes”, conta o professor Claudemir José de Souza, diretor do Câmpus.
De acordo com ele, mesmo num momento de crise econômica no País, a Unipar não deixa de investir para oferecer a melhor formação universitária para a região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. “O Reitor está muito feliz por contemplar Francisco Beltrão e região com mais esta grandiosa obra. De Umuarama, após reunião com a direção e com a equipe técnica, o reitor assinou a ordem de serviço que determinou o imediato início da obra que será construída pela Construtora Serraglio Engenharia de Obras Ltda., de Francisco Beltrão.”
Professor Claudemir agradece o carinho que a região tem com a Unipar e enaltece que a missão da Instituição é colaborar para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
O novo empreendimento irá se somar aos atendimentos que a universidade presta à comunidade como o Centro Odontológico, Ciape, Cemesp, Sajug, Farmácia da Partilha, Clínica de Estética, Clínica de Nutrição, Laboratório de Análises Clínicas, Cejusc e Escritório Modelo de Arquitetura, o que somou mais de 10.000 atendimentos durante o ano.
Investimento constante
A direção também destaca o empenho da reitoria em contemplar todas as unidades com constantes investimentos na estrutura física, laboratorial, equipamentos, bolsas para acadêmicos e bolsas de mestrado e doutorado para professores. “A família Unipar se orgulha de todas as conquistas e do reconhecimento da população de Francisco Beltrão que novamente elegeram a Unipar como o Destaque do Ano na área de Educação”, comenta Claudemir, referindo-se ao Prêmio Destaque do Ano 2016, conferido pelo Jornal de Beltrão com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), após pesquisa popular.
“A força e a união da comunidade, da Prefeitura, da Acefb e de todas as demais entidades parceiras é que torna possível estas conquistas para a unidade de Francisco Beltrão e esta obra vem presentear a Unidade de Beltrão, que caminha para tornar-se tão grande quanto as demais unidades da Unipar de Umuarama, Cascavel, Toledo, Cianorte, Guaíra e Paranavaí.”
Projetos, pesquisas e atendimento para a comunidade
A partir de 2017, a Unipar, Câmpus de Francisco Beltrão, colocará à disposição de toda a comunidade uma nova estrutura que só uma universidade pode oferecer, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA).
O CPA vai contar com consultórios de atendimento psicológico adulto e infantil, laboratório de avaliação psicológica, sala de grupos para orientação profissional, sala de espelho, além de possuir salas para supervisão de estágios básicos e específicos. Todos esses espaços têm por intuito proporcionar atendimento diversificado em Psicologia à população da cidade e região, tornando possível a aproximação do fazer acadêmico com a realidade local e regional da saúde mental.
No CPA, ainda podem ser desenvolvidos projetos de extensão e de pesquisa nas diversas áreas da Psicologia, ou seja, constitui-se em um espaço físico acadêmico equipado e adequado às ações do ensino, da pesquisa e da extensão do curso de Psicologia.
A previsão é de atender, além da população em geral, às escolas do município de Francisco Beltrão, bem como as empresas de pequeno e médio porte da cidade, instituições públicas de saúde, ONGs e assistência social, entre outros. O objetivo desse espaço é se tornar um local adequado para a formação do profissional em Psicologia, capacitado para desempenhar suas funções junto à comunidade, observando os princípios éticos que regem a vida humana e a atividade profissional.