Você está aqui: Notícias > Bocha categoria BC3: Paratleta da Unipar é campeão nos Parajaps
Bocha categoria BC3: Paratleta da Unipar é campeão nos Parajaps
Publicado em: 15/12/2016 às 17:00
Competição foi realizada em Curitiba e reuniu atletas de todo o Paraná
Dois paratletas de Toledo foram premiados durante os Parajaps, evento promovido pelo governo do Estado do Paraná, em Curitiba (de 02 a 06/12). Ronaldo Scariot, da equipe de bocha paralímpica da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Toledo, conquistou o bicampeonato na categoria BC3 e Edenilson Souza, também da mesma equipe, ficou em sexto lugar na categoria BC2, melhorando o desempenho em relação ao ano anterior.
“Foram dois resultados excelentes, que deixaram tanto os atletas quanto a equipe técnica muito motivados com os resultados”, comemorou a técnica, professora Fábia Freire. A equipe de Toledo é formada por três atletas, dois dos quais participaram da competição.
Segundo ela, Ronaldo conseguiu repetir o desempenho do ano anterior, enquanto Edenilson melhorou significativamente a sua posição, demonstrando um grande avanço na modalidade, considerando as suas limitações físicas.
Ela afirma que além da prática do esporte, estimulando a realização de uma atividade física, mesmo com todas as limitações impostas pela deficiência, o esporte contribuiu para a socialização do atleta, permitindo que ele saia do ambiente em que vive e se relacione com outras pessoas, que igualmente têm deficiências e se superaram a cada dia.
A equipe treina desde 2013 e ao longo dos últimos anos participou de diversas competições, tanto no Paraná como em outros estados brasileiros. Os treinos são realizados duas vezes por semana, às quartas e quintas à tarde, no Câmpus 2 da Unipar.
Estudantes de Educação Física e de outros cursos participam do projeto, auxiliando na preparação dos atletas.
Neste ano, por reconhecimento ao trabalho que é feito em Toledo, a professora Fábia Freire participou das Paralimpíadas, no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais e técnicos que atuam na área, como ela, de outros países.
A equipe que foi a Curitiba era formada pelos dois atletas, a técnica, Fábia Freire, a calheira Gracieli, além de outros integrantes da família e cuidadores dos dois atletas.